Actualmente, e ainda mais com a introdução de regulamentações de emissões cada vez mais exigentes, é muito difícil falar sobre filtros de partículas diesel sem nos referirmos a todos os elementos que compõem os sistemas antipoluição de um motor diesel. Em qualquer caso, vamos focar-nos num elemento muito específico, os filtros de partículas, que são um dos componentes que mais dores de cabeça têm dado aos proprietários de gasóleo nos últimos anos, e que são uma das razões pelas quais viemos a recomendo a avaliação dos prós e contras na escolha de um diesel para quem estava pensando em um carro para a cidade. O que é o filtro de partículas? Por que os filtros de partículas diesel são tão problemáticos? Como podemos evitar avarias?
Aqui encontrará
- 1 O que é um filtro de partículas e como funciona?
- 2 1. Saiba como funciona o seu diesel
- 3 2. Deixe seu filtro se regenerar automaticamente
- 4 3. Evite a cidade (ou saia dela)
- 5 4. Verifique o nível de óleo do seu carro
- 6 5. Verifique o aditivo no seu filtro de partículas diesel
- 7 6. Se o seu diesel funcionar de forma anormal, dirija-se à oficina
- 8 7. Extra: não cancele seu filtro de partículas
- 9 Mais artigos sobre filtro de partículas e sistemas antipoluição diesel
O que é um filtro de partículas e como funciona?
Sem entrar em mais detalhes do que o necessário para entender o resto do artigo, explicaremos brevemente o que é um filtro de partículas e como funciona.
O filtro de partículas de um carro é um sistema antipoluição que retém e elimina partículas geradas na combustão de motores diesel e gasolina. Um sistema essencial, para evitar um dos poluentes mais perigosos nos automóveis com motores de combustão interna, e muitas vezes polémico, devido a possíveis avarias que ocorrem no filtro de partículas, ou mesmo devido a uma prática ilegal, como o cancelamento do filtro de partículas. .
Os filtros de partículas são responsáveis por reduzir e eliminar um dos resíduos poluentes mais perigosos provenientes da combustão dos motores diesel e gasolina dos nossos automóveis.
Embora existam diferentes tipos de filtros de partículas, o funcionamento geral de todos eles é o mesmo.. Os gases de escape passam por um sistema de filtragem localizado no escapamento, responsável por reter as partículas sólidas tão perigosas à saúde. A regeneração do filtro faz com que, atingindo temperaturas muito elevadas, ocorra a combustão destas partículas, a sua decomposição em partículas muito menores e a incineração.
Os filtros de partículas são especialmente comuns e conhecidos pela sua presença em todos os carros diesel modernos.. Em qualquer caso, os filtros de partículas também já estão presentes nos motores a gasolina, e em breve serão comuns em todos eles, devido à imposição das mais recentes regulamentações sobre poluição.
Imagine o filtro de partículas como uma esponja que absorve fuligem e partículas sólidas derivadas da combustão que, de outra forma, acabariam na atmosfera da nossa cidade e, por fim, no nosso sistema respiratório.
1. Saiba como funciona o seu diesel
É algo em que insistimos frequentemente, não só porque, como fãs de automóveis, gostamos de transmitir interesse pelos componentes mecânicos dos nossos carros, mas porque, a longo prazo, isso pode poupar-nos muitos problemas. Quando compramos um carro, o vendedor ou a marca raramente nos lembra como funcionam os sistemas antipoluição, a menos que perguntemos ou consultemos o manual.
Esse conhecimento é importante para evitar alguns sustos., como o facto de termos adquirido um gasóleo com AdBlue (algo cada vez mais comum) e o depósito ter acabado antes de chegar à próxima inspeção periódica. Mesmo num automóvel sem AdBlue devemos ter consciência de que é importante ter certos hábitos, ou certos cuidados, para evitar avarias diversas, como as que afetam os filtros de partículas em questão.
Dependendo do filtro de partículas que estiver equipado o nosso diesel, este também será o cuidado que teremos que ter com ele para evitar avarias. Por exemplo, a lógica de regeneração de cada filtro de partículas pode ser diferente, bem como o facto de alguns filtros de partículas possuírem um aditivo – não confundir com AdBlue – que necessita de reabastecimento periódico.
Descubra antes e depois da compra como funcionam os sistemas antipoluição do seu diesel.
2. Deixe seu filtro se regenerar automaticamente
Este conhecimento do funcionamento do nosso carro pode levar-nos ao conhecimento da técnica de regeneração automática do filtro de partículas, e à resposta à pergunta que lhe fizemos no início, sobre como limpar aquela “esponja”. Lembre-se de que o filtro de partículas está acumulando fuligem e outras partículas sólidas e que evidentemente em um determinado momento estará saturado.
Nossos carros são capazes de identificar esta situação, e em determinado momento acionar um sistema de regeneração que se encarrega de limpar o filtro.. E como ele faz isso? A técnica consiste em aumentar a temperatura dos gases de exaustão na área que retém a fuligem, para proceder à sua combustão e provocar a oxidação dessas partículas sólidas. Nosso carro já terá um protocolo para seguir este procedimento, como ajustar os ciclos de injeção, regular a entrada de ar de admissão, desativar a recirculação de gás, aumentar a rotação do motor, ou mesmo adaptar a pressão de turbo para que não sintamos aumento no motor. velocidade. E tudo isso acontece para atingir uma temperatura mais elevada nos gases de exaustão.
O que se recomenda nestes casos é que se o nosso carro iniciou o processo de regeneração, não o paremos, ou seja, continuemos a conduzir o nosso carro. O processo costuma durar alguns minutos e, além de alguns sintomas que indicam que o processo de regeneração está ocorrendo, alguns carros nos avisam por meio de um indicador no painel. Em outros, nada acontece se pararmos a regeneração e deixá-la começar na próxima inicialização. Por isso é tão importante entender como funcionam nossos carros e o significado dos ícones que aparecem na instrumentação.
Os motores diesel modernos incorporam diferentes técnicas que visam regenerar o filtro de partículas, para limpar a “sujeira” acumulada naquela “esponja”.
3. Evite a cidade (ou saia dela)
Dirigir na cidade testa continuamente os sistemas antipoluição dos nossos carros. E isso acontece porque é o ambiente mais propenso ao entupimento de elementos como o filtro de partículas. Estamos falando de viagens com baixa carga do motor, com baixas temperaturas de exaustão que impedem a limpeza adequada e a regeneração do filtro. Essas rotas podem encurtar os períodos entre os processos de regeneraçãoe a vida útil do filtro de partículas também será reduzida.
É por isso que o convidamos a fazer os números e a pensar se realmente precisa de um diesel, quando pensa em adquirir um carro para uso diário, em viagens curtas e na cidade.
Um bom conselho em todos os casos é tentar encontrar uma rotação do motor mais elevada, que permita que os sistemas antipoluição atinjam temperaturas mais elevadas e se regenerem, de vez em quando. Outra boa dica é deixar nosso carro, que costumamos dirigir na cidade, sair na estrada de vez em quando.
Viagens curtas e viagens na cidade não auxiliam na regeneração do filtro, e aumentam sua saturação
4. Verifique o nível de óleo do seu carro
Entre as tarefas mais simples de manutenção e controle do carro está a verificação do nível do óleo do motor e não é apenas uma prática recomendada, mas também necessária para garantir o bom funcionamento do nosso carro e evitar sustos. Proteger o filtro de partículas também é importante, entre outras coisas porque Um aumento no nível do óleo pode ser um sintoma de mau funcionamento deste filtro.
A regeneração geralmente envolve parte do combustível que entra no circuito de óleo do motor, o que, a longo prazo, se esse combustível não evaporar, pode prejudicar a lubrificação do motor.
O nível de óleo em nosso carro deve estar entre os níveis mínimo e máximo da vareta e não deve estar acima ou abaixo.
Se notar que o nível do óleo do motor aumenta, pode ser um sintoma de um filtro de partículas com defeito.
5. Verifique o aditivo no seu filtro de partículas diesel
Embora esta tecnologia não esteja presente em todos os motores diesel com filtros de partículas, é aconselhável que saibamos como funciona e estejamos cientes da sua existência caso o nosso diesel esteja equipado com ela. Alguns motores diesel incorporam filtros de partículas com aditivos. Isso não é necessariamente ruim, na verdade a função do aditivo é justamente ajudar o filtro a se regenerar e não ter problemas. O aditivo é automaticamente misturado ao combustível, queimado no motor, e ajuda a incinerar fuligem e detritos acumulados no filtro. Geralmente, esta injeção do aditivo é combinada com outras técnicas de regeneração do filtro, como o aumento da temperatura dos gases de escape, por exemplo, mantendo o motor a uma velocidade mais elevada.
O sistema que injeta o aditivo para filtro de partículas pode sofrer avarias, obviamente, e faz com que a regeneração do filtro de partículas não funcione corretamente. Porém, o incidente mais comum é que o aditivo acabe e tenhamos que reabastecê-lo.
Felizmente, os aditivos para filtros de partículas são muito duradouros. A sua duração depende bastante da utilização que fazemos do nosso carro, e as estimativas que devemos considerar são as feitas no manual de serviço do nosso carro; em qualquer caso, pode durar entre 80.000 e 200.000 quilómetros sem necessidade de recarga.
Alguns motores diesel utilizam aditivos para filtros de partículas e um sistema responsável por injetar o aditivo quando a regeneração do filtro é necessária.
6. Se o seu diesel funcionar de forma anormal, dirija-se à oficina
A maioria das falhas relacionadas aos filtros de partículas pode ser diagnosticada antes que a situação piore, e a falha mais dispendiosa e problemática. Se você dirige um diesel e detecta um funcionamento anormal, como o escapamento emitindo frequentemente fumaça escura e densa, a rotação do motor aumentando habitualmente durante a condução ou períodos de regeneração ocorrendo de vez em quando, é melhor ir à oficina e consultá-la .
Algo tão simples como um diagnóstico do motor pode revelar se o filtro de partículas não está a funcionar corretamente, e até as oficinas estão equipadas com sistemas que podem regenerar eficazmente o motor para prolongar a sua vida útil ou, no pior dos casos, orçamentar uma troca do filtro de partículas.
As oficinas podem detectar o mau funcionamento do filtro de partículas antes que a falha se agrave, e esse mau funcionamento pode ser antecipado verificando o funcionamento anormal do nosso carro.
7. Extra: não cancele seu filtro de partículas
Não importa quão problemático seja o filtro de partículasem muitos casos porque os automóveis equipados com ele deveriam ter sistemas de regeneração mais fiáveis, e deveriam estar centrados numa utilização que geralmente não é a que recebem (muitos quilómetros, e geralmente na estrada), você não deveria cancelar.
Isto decorre do facto de os ITV estarem efectivamente a monitorizar o esvaziamento dos filtros de partículas e de algumas oficinas o estarem a praticar. E saiba que, como dissemos no início, o filtro de partículas foi projetado para evitar graves poluições e problemas de saúde. Essencialmente, a única coisa que consegue quem elimina o filtro de partículas é tornar o ar das nossas cidades ainda mais sujo e prejudicar a saúde de outras pessoas.
Isso sem falar que estamos enfrentando condutas ilegaisuma vez que o cancelamento viola as especificações de poluição e emissões para as quais o carro foi homologado, e esta prática é monitorada e controlada há muito tempo nas Inspeções Técnicas Veiculares, para que ITVs podem identificar e inspecionar carros com filtros de partículas cancelados para impedir a sua circulação.
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Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.