Como evitar avarias no filtro de partículas diesel

Actualmente, e ainda mais com a introdução de regulamentações de emissões cada vez mais exigentes, é muito difícil falar sobre filtros de partículas diesel sem nos referirmos a todos os elementos que compõem os sistemas antipoluição de um motor diesel. Em qualquer caso, vamos focar-nos num elemento muito específico, os filtros de partículas, que são um dos componentes que mais dores de cabeça têm dado aos proprietários de gasóleo nos últimos anos, e que são uma das razões pelas quais viemos a recomendo a avaliação dos prós e contras na escolha de um diesel para quem estava pensando em um carro para a cidade. O que é o filtro de partículas? Por que os filtros de partículas diesel são tão problemáticos? Como podemos evitar avarias?

Filtro de partículas diesel BMW 2

O que é um filtro de partículas e como funciona?

Sem entrar em mais detalhes do que o necessário para entender o resto do artigo, explicaremos brevemente o que é um filtro de partículas e como funciona.

O filtro de partículas de um carro é um sistema antipoluição que retém e elimina partículas geradas na combustão de motores diesel e gasolina. Um sistema essencial, para evitar um dos poluentes mais perigosos nos automóveis com motores de combustão interna, e muitas vezes polémico, devido a possíveis avarias que ocorrem no filtro de partículas, ou mesmo devido a uma prática ilegal, como o cancelamento do filtro de partículas. .

Os filtros de partículas são responsáveis ​​por reduzir e eliminar um dos resíduos poluentes mais perigosos provenientes da combustão dos motores diesel e gasolina dos nossos automóveis.

Foto do filtro de partículas diesel

Embora existam diferentes tipos de filtros de partículas, o funcionamento geral de todos eles é o mesmo.. Os gases de escape passam por um sistema de filtragem localizado no escapamento, responsável por reter as partículas sólidas tão perigosas à saúde. A regeneração do filtro faz com que, atingindo temperaturas muito elevadas, ocorra a combustão destas partículas, a sua decomposição em partículas muito menores e a incineração.

Os filtros de partículas são especialmente comuns e conhecidos pela sua presença em todos os carros diesel modernos.. Em qualquer caso, os filtros de partículas também já estão presentes nos motores a gasolina, e em breve serão comuns em todos eles, devido à imposição das mais recentes regulamentações sobre poluição.

Imagine o filtro de partículas como uma esponja que absorve fuligem e partículas sólidas derivadas da combustão que, de outra forma, acabariam na atmosfera da nossa cidade e, por fim, no nosso sistema respiratório.

Filtro de partículas diesel BMW

1. Saiba como funciona o seu diesel

É algo em que insistimos frequentemente, não só porque, como fãs de automóveis, gostamos de transmitir interesse pelos componentes mecânicos dos nossos carros, mas porque, a longo prazo, isso pode poupar-nos muitos problemas. Quando compramos um carro, o vendedor ou a marca raramente nos lembra como funcionam os sistemas antipoluição, a menos que perguntemos ou consultemos o manual.

Esse conhecimento é importante para evitar alguns sustos., como o facto de termos adquirido um gasóleo com AdBlue (algo cada vez mais comum) e o depósito ter acabado antes de chegar à próxima inspeção periódica. Mesmo num automóvel sem AdBlue devemos ter consciência de que é importante ter certos hábitos, ou certos cuidados, para evitar avarias diversas, como as que afetam os filtros de partículas em questão.

Dependendo do filtro de partículas que estiver equipado o nosso diesel, este também será o cuidado que teremos que ter com ele para evitar avarias. Por exemplo, a lógica de regeneração de cada filtro de partículas pode ser diferente, bem como o facto de alguns filtros de partículas possuírem um aditivo – não confundir com AdBlue – que necessita de reabastecimento periódico.

Descubra antes e depois da compra como funcionam os sistemas antipoluição do seu diesel.

Diagrama do filtro de partículas diesel Audi

2. Deixe seu filtro se regenerar automaticamente

Este conhecimento do funcionamento do nosso carro pode levar-nos ao conhecimento da técnica de regeneração automática do filtro de partículas, e à resposta à pergunta que lhe fizemos no início, sobre como limpar aquela “esponja”. Lembre-se de que o filtro de partículas está acumulando fuligem e outras partículas sólidas e que evidentemente em um determinado momento estará saturado.

Nossos carros são capazes de identificar esta situação, e em determinado momento acionar um sistema de regeneração que se encarrega de limpar o filtro.. E como ele faz isso? A técnica consiste em aumentar a temperatura dos gases de exaustão na área que retém a fuligem, para proceder à sua combustão e provocar a oxidação dessas partículas sólidas. Nosso carro já terá um protocolo para seguir este procedimento, como ajustar os ciclos de injeção, regular a entrada de ar de admissão, desativar a recirculação de gás, aumentar a rotação do motor, ou mesmo adaptar a pressão de turbo para que não sintamos aumento no motor. velocidade. E tudo isso acontece para atingir uma temperatura mais elevada nos gases de exaustão.

O que se recomenda nestes casos é que se o nosso carro iniciou o processo de regeneração, não o paremos, ou seja, continuemos a conduzir o nosso carro. O processo costuma durar alguns minutos e, além de alguns sintomas que indicam que o processo de regeneração está ocorrendo, alguns carros nos avisam por meio de um indicador no painel. Em outros, nada acontece se pararmos a regeneração e deixá-la começar na próxima inicialização. Por isso é tão importante entender como funcionam nossos carros e o significado dos ícones que aparecem na instrumentação.

Os motores diesel modernos incorporam diferentes técnicas que visam regenerar o filtro de partículas, para limpar a “sujeira” acumulada naquela “esponja”.

Filtro de partículas diesel sujo

3. Evite a cidade (ou saia dela)

Dirigir na cidade testa continuamente os sistemas antipoluição dos nossos carros. E isso acontece porque é o ambiente mais propenso ao entupimento de elementos como o filtro de partículas. Estamos falando de viagens com baixa carga do motor, com baixas temperaturas de exaustão que impedem a limpeza adequada e a regeneração do filtro. Essas rotas podem encurtar os períodos entre os processos de regeneraçãoe a vida útil do filtro de partículas também será reduzida.

É por isso que o convidamos a fazer os números e a pensar se realmente precisa de um diesel, quando pensa em adquirir um carro para uso diário, em viagens curtas e na cidade.

Um bom conselho em todos os casos é tentar encontrar uma rotação do motor mais elevada, que permita que os sistemas antipoluição atinjam temperaturas mais elevadas e se regenerem, de vez em quando. Outra boa dica é deixar nosso carro, que costumamos dirigir na cidade, sair na estrada de vez em quando.

Viagens curtas e viagens na cidade não auxiliam na regeneração do filtro, e aumentam sua saturação

Haste de óleo do filtro de partículas diesel

4. Verifique o nível de óleo do seu carro

Entre as tarefas mais simples de manutenção e controle do carro está a verificação do nível do óleo do motor e não é apenas uma prática recomendada, mas também necessária para garantir o bom funcionamento do nosso carro e evitar sustos. Proteger o filtro de partículas também é importante, entre outras coisas porque Um aumento no nível do óleo pode ser um sintoma de mau funcionamento deste filtro.

A regeneração geralmente envolve parte do combustível que entra no circuito de óleo do motor, o que, a longo prazo, se esse combustível não evaporar, pode prejudicar a lubrificação do motor.

O nível de óleo em nosso carro deve estar entre os níveis mínimo e máximo da vareta e não deve estar acima ou abaixo.

Se notar que o nível do óleo do motor aumenta, pode ser um sintoma de um filtro de partículas com defeito.

Nível de óleo do filtro de partículas diesel Bmw

5. Verifique o aditivo no seu filtro de partículas diesel

Embora esta tecnologia não esteja presente em todos os motores diesel com filtros de partículas, é aconselhável que saibamos como funciona e estejamos cientes da sua existência caso o nosso diesel esteja equipado com ela. Alguns motores diesel incorporam filtros de partículas com aditivos. Isso não é necessariamente ruim, na verdade a função do aditivo é justamente ajudar o filtro a se regenerar e não ter problemas. O aditivo é automaticamente misturado ao combustível, queimado no motor, e ajuda a incinerar fuligem e detritos acumulados no filtro. Geralmente, esta injeção do aditivo é combinada com outras técnicas de regeneração do filtro, como o aumento da temperatura dos gases de escape, por exemplo, mantendo o motor a uma velocidade mais elevada.

O sistema que injeta o aditivo para filtro de partículas pode sofrer avarias, obviamente, e faz com que a regeneração do filtro de partículas não funcione corretamente. Porém, o incidente mais comum é que o aditivo acabe e tenhamos que reabastecê-lo.

Felizmente, os aditivos para filtros de partículas são muito duradouros. A sua duração depende bastante da utilização que fazemos do nosso carro, e as estimativas que devemos considerar são as feitas no manual de serviço do nosso carro; em qualquer caso, pode durar entre 80.000 e 200.000 quilómetros sem necessidade de recarga.

Alguns motores diesel utilizam aditivos para filtros de partículas e um sistema responsável por injetar o aditivo quando a regeneração do filtro é necessária.

Aditivo para filtro de partículas diesel PSA

6. Se o seu diesel funcionar de forma anormal, dirija-se à oficina

A maioria das falhas relacionadas aos filtros de partículas pode ser diagnosticada antes que a situação piore, e a falha mais dispendiosa e problemática. Se você dirige um diesel e detecta um funcionamento anormal, como o escapamento emitindo frequentemente fumaça escura e densa, a rotação do motor aumentando habitualmente durante a condução ou períodos de regeneração ocorrendo de vez em quando, é melhor ir à oficina e consultá-la .

Algo tão simples como um diagnóstico do motor pode revelar se o filtro de partículas não está a funcionar corretamente, e até as oficinas estão equipadas com sistemas que podem regenerar eficazmente o motor para prolongar a sua vida útil ou, no pior dos casos, orçamentar uma troca do filtro de partículas.

As oficinas podem detectar o mau funcionamento do filtro de partículas antes que a falha se agrave, e esse mau funcionamento pode ser antecipado verificando o funcionamento anormal do nosso carro.

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Gráfico de aditivo para filtro de partículas diesel

7. Extra: não cancele seu filtro de partículas

Não importa quão problemático seja o filtro de partículasem muitos casos porque os automóveis equipados com ele deveriam ter sistemas de regeneração mais fiáveis, e deveriam estar centrados numa utilização que geralmente não é a que recebem (muitos quilómetros, e geralmente na estrada), você não deveria cancelar.

Isto decorre do facto de os ITV estarem efectivamente a monitorizar o esvaziamento dos filtros de partículas e de algumas oficinas o estarem a praticar. E saiba que, como dissemos no início, o filtro de partículas foi projetado para evitar graves poluições e problemas de saúde. Essencialmente, a única coisa que consegue quem elimina o filtro de partículas é tornar o ar das nossas cidades ainda mais sujo e prejudicar a saúde de outras pessoas.

Isso sem falar que estamos enfrentando condutas ilegaisuma vez que o cancelamento viola as especificações de poluição e emissões para as quais o carro foi homologado, e esta prática é monitorada e controlada há muito tempo nas Inspeções Técnicas Veiculares, para que ITVs podem identificar e inspecionar carros com filtros de partículas cancelados para impedir a sua circulação.

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Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

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