A chegada de combustíveis alternativos como o biodiesel ou o gasóleo R33, juntamente com a nova rotulagem dos combustíveis, deixou claro que o que abastecemos hoje não é apenas gasóleo. Por ele, Existem muitas dúvidas quanto à compatibilidade dos novos motores diesel com o nosso carro antigo.algo lógico se levarmos em conta que o futuro desses combustíveis mais sustentáveis é ir mais longe na busca pela redução de emissões. O que acontece com meu carro antigo se eu reabastecer com biodiesel ou diesel R33?
A presença de biodiesel no combustível aumentará no futuro para reduzir o impacto dos veículos que o utilizam
Aqui encontrará
Biodiesel e diesel R33
Há anos que o biodiesel está presente no gasóleo que abastecemos nos postos espanhóis e é comum encontrá-lo sob a marca Rótulo B7: 93% de diesel de origem fóssil e 7% de biodiesel proveniente principalmente de óleo vegetal. Esta comercialização também é realizada através de outras composições como B10, B15 ou B30, mas com presença bem menor no mercado.

Há poucos dias noticiamos a chegada do diesel R33, um tipo de biodiesel ainda em fase de expansão que pretende se tornar uma alternativa mais sustentável ao biodiesel convencional por meio do uso de óleos de cozinha usados. Além de prevenir a desflorestação associada ao cultivo de biocombustíveis, o R33 promete um menor impacto ambiental graças à reciclagem de óleos já usados, conseguindo assim uma redução nas emissões de CO2 até 20%.
Não há dúvida de que o biodiesel veio para ficar e Será cada vez mais comum que o gasóleo proveniente do petróleo reduza a sua percentagem no combustível que abastecemos..
Que problemas podem surgir com a utilização do biodiesel ou do diesel R33?

O simples facto de não ser gasóleo de origem fóssil já implica falar de um combustível diferente, o que significa falar de outras características e portanto de outra influência no propulsor. Ainda assim, devemos ter em mente que Todos os combustíveis que podemos abastecer, independentemente da sua origem, cumprem a norma DIN EN 590 em termos de qualidade. para garantir a compatibilidade com qualquer motor diesel.

Possíveis problemas só poderiam ocorrer em motores diesel muito antigos ou em automóveis provenientes de mercados onde os motores não foram adaptados para funcionar com biodiesel. Dadas as propriedades do biodiesel, Os problemas mais comuns são que se trata de um combustível que ataca a borracha, alguns plásticos e metais à base de cobre.Além disso, as suas propriedades de lubrificação são inferiores, algo que é importante ter em conta para motores que não toleram a utilização de diesel com baixo teor de enxofre.
A compatibilidade do biodiesel é alta, mesmo assim devemos ter certeza de qual óleo diesel nosso carro aceita.
Mas a forma mais fácil de saber a compatibilidade do nosso motor com a utilização do biodiesel nas suas diferentes dosagens é consultar o manual do veículo. Ele detalha o grau de compatibilidade do motor, sendo normal ver compatibilidades de até B10 ou B30. Além do mais, A maioria dos veículos modernos adiciona uma etiqueta próxima ao gargalo do tanque alertando-os sobre o tipo de combustível aceito..
Mais artigos e guias sobre diesel
– Diesel azul R33: tudo o que você precisa saber
– Diesel B7: o que é diesel “verde”

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.