Por que os freios do meu carro rangem e rangem? Resposta rápida: devido ao atrito entre o disco e a pastilha de freio. Obviamente, esta resposta não é suficiente para nós. E é por isso que devemos investigar as causas que levam os freios de um carro a guinchar e guinchar, para produzir aquele barulho incômodo, que não implica necessariamente que estejamos diante de uma avaria grave, ou de um problema que vai deixar nosso carro sem poder de frenagem. No entanto, é importante conhecer essas causas, porque deficiências mais ou menos graves podem estar escondidas atrás de freios que rangem ou rangem.
Aqui encontrará
Os freios do meu carro rangem e guincham

Se há um fato que incomoda muito na hora de utilizar o sistema de freios de qualquer veículo além de deficiências graves, esse fato é o aparecimento de sons agudos (freios que guincham e guincham) ao frear em qualquer circunstância. Este é um evento comum para todos os sistemas de frenagem pelo simples fato de ser um projeto baseado no princípio de fricção, mas há mais.
A cristalização das pastilhas de freio é comumente apontada como a causa principal, este fato é verdadeiro na grande maioria dos casos, embora seja justo destacar que por trás desse som irritante pode haver alguma outra deficiência oculta que acaba levando ao aparecimento do som. . Isto significa que, em muitos casos, a consequência última de um defeito é o som produzido, escondendo deficiências mais ou menos graves.
O uso correto, a qualidade dos componentes e a manutenção não só evitam transtornos, mas também proporcionam 100% das qualidades do sistema de freios.
Abuse dos freios

Para esclarecer causas, O primeiro fator responsável por esse barulho estridente tem a ver com o uso abusivo do sistema de freios., especialmente no eixo dianteiro em apoio. Frenagens bruscas repetidas ou abuso do sistema em declives acentuados fazem com que o fluido da pastilha de freio exceda seu limite de temperatura de trabalho, cristalizando a superfície de contato com o disco.
Por sua vez, este fato pode provocar aquecimento excessivo do disco, perdendo capacidade de frenagem e alterando o comportamento do sistema a partir de então. Cuidado com o abuso.
Abusar dos travões, e não só na condução desportiva, mas também em situações como encostas íngremes, provoca guinchos e pode fazer com que percamos a capacidade de travagem.
Sujeira e umidade fazem os freios guincharem

Sujeira e umidade são inimigos mais difíceis de evitar. No caso da sujeira, o maior problema está no acúmulo de material de fricção solto da pastilha nas diversas partes móveis da pinça de freio. Este material se acumula em áreas como pistões e guias, limitando o correto movimento das peças móveis que permitem o deslocamento axial da pastilha.
O problema ocorre no retorno do pistão quando encontra atrito excessivo devido ao material depositado, por isso a pastilha de freio continua se opondo à rotação do disco, o que em circunstâncias normais faria o conjunto recuar. Este facto implica desgaste excessivo, temperaturas elevadas, fraca capacidade de travagem e aumento do consumo de combustível.
Também devemos ter cuidado com a sujeira se tivermos saído do asfalto ou em terreno de cascalho. Uma pedra presa entre o rotor e a pastilha não só faz com que os freios comecem a guinchar e guinchar, mas também pode danificar o rotor.
Sujeira e umidade são uma das causas mais comuns desse tipo de ruído e fazem com que o freio comece a chiar e guinchar.
Freios a tambor rangendo
Para freios a tambor que rangem ou rangem, e embora a presença deste tipo de freios seja cada vez mais limitada, é o material de fricção acumulado por falta de extração a principal causa dos sons. O design do sistema de freio a tambor evita a retirada do material que sai das sapatas durante o uso, fazendo com que o tambor acumule esses depósitos e comece a limitar a retração das sapatas no cilindro que as rege.
Cada vez menos carros usam freios a tambor, mas eles também podem causar guinchos e guinchos.
Como evitar freios barulhentos

Como parte fundamental de todas essas dicas, Na manutenção e limpeza está a verdadeira chave para eliminar sons, guinchos, guinchos e incômodos deste tipo. A umidade é eliminada quando o sistema de freios atinge a temperatura de serviço, a sujeira exige manutenção e limpeza exaustiva dos componentes para garantir 100% de eficiência de frenagem, enquanto os problemas decorrentes do uso são resolvidos com exigências de acordo com o equipamento e qualidade dos freios instalados. Exigir mais de equipamentos mal cuidados ou com poucas possibilidades pelas suas características é garantia de ultrapassar os limites que falam de segurança.
Vídeo: por que os freios do meu carro rangem?
Embora seja um vídeo com um enfoque muito comercial, na medida em que foi editado por uma marca como a Porsche, e também está em inglês, é muito interessante para nós percebermos porque é que os travões rangem e rangem. É também interessante ver como os fabricantes de automóveis conseguem mitigar este efeito indesejável dos travões, especialmente em automóveis de alto desempenho, em automóveis desportivos, cujo sistema de travagem é entendido como sujeito a esforços adicionais.

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.