Quanto custa substituir o filtro de partículas de um carro a diesel?

Los filtros de partículas Durante mais de uma década, foram elementos indispensáveis ​​da sistema antipoluição de um carro a diesel. A função desses filtros é minimizar ao máximo as partículas de fuligem emitidas durante a combustão do diesel no motor. Ou seja, anulam a “fumaça” preta que tradicionalmente os carros a diesel emitiam. Embora sejam sistemas eficazes e onipresentes, Eles estão propensos a quebrar se não dirigirmos o carro corretamente. – abusando da cidade, ou longas marchas – ou não a deixamos regenerar adequadamente. Substituir um filtro de partículas (o que é um filtro de partículas?) Não é nada barato.

Como funciona o filtro de partículas e por que fica saturado

O filtro de partículas é um elemento de filtro localizado no tubo de escape do carro, embora em alguns carros modernos já esteja integrado no próprio coletor de escapamento. O filtro é composto por uma infinidade de canais retangulares, um tanto semelhantes aos que encontramos em um favo de mel. Esse filtro cerâmico Está cheio de canais paralelos, nos quais acumula fuligem da combustão. Esta fuligem é queimada progressivamente, desde que os gases de escape atinjam uma temperatura suficientemente elevada – ou seja, entre 350 e 450 graus Celsius.

Como Funciona Filtro Particulas

Quando o DPF fica saturado, o próprio sistema inicia um processo de regeneração. Esta regeneração pode ser forçada em alguns carros, mas normalmente é um processo automático.

Para que a fuligem queime adequadamente, um elemento catalisador. Nos filtros de partículas passivos – os mais comuns – esse catalisador costuma ser a platina, que cobre os canais do filtro… tornando o produto consideravelmente mais caro. Em alguns filtros de partículas é utilizado um aditivo que é pulverizado nos gases de escape. para regenerar o FAP. Este aditivo deve ser reabastecido quando acabar – dura mais de 100 mil km em muitos casos – e não deve ser confundido com o AdBlue, cuja função no sistema antipoluição do automóvel é completamente diferente.

Regenere, limpe, esvazie ou substitua o filtro de partículas

Ele Problema de FAP Ocorre quando o processo de regeneração não pode ser realizado corretamente. Ele Processo de regeneração FAP geralmente exige que dirijamos até um velocidade constante e alta do motor – a partir de cerca de 2.000 rpm. Além disso, o motor deve estar na temperatura ideal de operação para que o fluxo dos gases de escape seja suficientemente quente. Esses tipos de condições geralmente ocorrem em viagens rodoviárias ou rodoviárias. O problema é que a regeneração do filtro de partículas acontece automaticamente e não podemos controlá-la. Até que seja tarde.

Regeneração de Fap de Escape Diesel

Alguns carros nos pedirão para dirigir em alta rotação quando o DPF estiver saturado. Devemos prestar atenção nele.

Se se abusar da condução a baixas velocidades e se fizerem viagens curtas ou maioritariamente urbanas, A produção de fuligem aumenta e o filtro de partículas fica saturado. O carro tenta regenerá-lo à força, injetando mais combustível, elevando a temperatura dos gases de escapamento. Se interrompermos esta regeneração ou não permitirmos que ela ocorra, pela natureza dos nossos movimentos, teremos um problema na FAP. Com um filtro de partículas saturado, o carro irá fumegar, sacudir, perder potência e aumentar o consumo de combustível. Também não passará no ITV.

A solução para isso não é complicada, mas geralmente não é barata. Usando a eletrônica você pode forçar a regeneração do DPF com o carro parado, mas geralmente não é benéfico para o escapamento ou para a mecânica do carro, devido às altas temperaturas geradas. O PAF pode ser limpar usando ultrassommas não é uma solução definitiva e pode ficar novamente saturado em alguns milhares de quilómetros se não mudarmos o nosso estilo de condução. Esvazie o filtro de partículas Fará com que emitimos mais fumaça, além de ser uma prática ilegal: podemos ter problemas com o ITV.

Filtro de partículas vazio

Levar o carro para a estrada ou rodovia regularmente garantirá a regeneração correta do DPF.

Esvaziar o DPF não é caro nem complicado, mas requer o cancelamento eletrônico da regeneração do DPF, algo que os ITVs com seus diagnósticos OBD podem detectar. Estaremos poluindo mais do que o necessário. A melhor solução é não ir a estes extremos, como é lógico, e para isso devemos leve o carro para a estrada periodicamente. Desta forma, o DPF irá regenerar-se automaticamente e prolongaremos a sua vida útil. Em condições ideais, um DPF pode durar toda a vida útil do carro. Na pior das hipóteses, começará a causar problemas após algumas dezenas de milhares de quilómetros. Em casos extremos, será necessário substituí-lo.

Quanto custa substituir o filtro de partículas?

Ele preço do filtro de partículas para um carro a diesel Geralmente não é baixo. O custo vai depender do modelo do carro em questão, bem como da composição do filtro e do tamanho do seu motor. Um DPF integrado no coletor de escape de um carro diesel de seis cilindros não só terá um custo muito elevado, como a sua substituição consumirá várias horas de mão-de-obra. Na melhor das hipóteses, um novo FAP pode começar em 500 ou 600 euros, e o seu preço pode ultrapassar os 2.000 euros em alguns casos. Claro que a sua instalação será muito mais barata numa oficina independente do que num serviço oficial.

Mudança de preço Fap Tdi Engine

Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

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