3 avarias que, para poupar dinheiro, pode causar no seu gasóleo

Estes não são tempos para desperdício. E menos ainda numa altura em que os custos e os inconvenientes para os motoristas aumentam. O preço do combustível é, para muitos condutores, um problema. Neste mesmo ano poderá também ocorrer um aumento dos preços do gasóleo, através do aumento dos impostos sobre o gasóleo num processo de equalização com os impostos sobre a gasolina. É razoável que muitos motoristas queiram economizar combustível e diversas despesas em seus carros a diesel. Mas devemos também levar em conta estes 3 avarias que, para poupar dinheiro, pode causar no seu gasóleo. Falhas que Além disso, eles podem ser muito caros..

1. Sistemas antipoluição: dirija em baixas velocidades

A condução eficiente é uma solução útil e recomendada para garantir que o nosso carro consome menos combustível e, claro, é aplicável a um diesel. Em qualquer caso, Há já algum tempo que alertamos para os perigos que podem surgir se, na procura de um consumo mais contido,, circulamos a uma gama de rotações excessivamente baixa e se a nossa condução se basear apenas no cumprimento dessas práticas. Um motor também precisa circular em altas rotações e esta prática é especialmente necessária nos motores diesel modernos.

Nos veículos a gasóleo, a condução a baixas rotações expõe a avarias, sobretudo, os sistemas antipoluição que podem ficar saturados, como os filtros de partículas e os sistemas de recirculação de gases.. E esse não é o único colapso que podemos causar. Dirigir em rotações excessivamente baixas também pode gerar tensões internas, vibrações e tensões nos componentes do nosso carro, o que pode causar envelhecimento prematuro da mecânica.

Evite sempre conduzir o seu diesel em baixas rotações, não sair da cidade e as viagens curtas podem ser especialmente prejudiciais para os motores diesel modernos.

Bomba de reabastecimento diesel a gasolina 0119 01

2. Sistema de alimentação de diesel e dirigir sempre na reserva

Abastecer gasóleo por 10 euros em 10 euros não vai ajudar a poupar combustível. Dirigir sempre na reserva também não o ajudará a economizar. Existem formas muito mais eficazes de poupar combustível, como encontrar o posto de abastecimento mais próximo e mais barato, usufruir de planos de fidelização de petrolíferas e outros descontos, ou mesmo reembolsos em alguns cartões de crédito.

O esvaziamento da reserva do tanque pode causar grandes avarias no sistema de abastecimento de combustível, desde avarias na bomba devido a bloqueios resultantes dos sedimentos que são gerados no fundo do tanque, até avarias em filtros e até mesmo em injetores.

Não apresse o depósito e tente não reabastecer por 10 euros de cada vez, o que necessariamente o levará a atingir a reserva em breve, porque não o ajudará a poupar combustível e pode danificar componentes do sistema de potência do seu carro.

Mazda 3 Plano Diesel 03

3. Envelhecimento prematuro do motor devido à omissão de verificações periódicas

Se há um gasto recorrente em algum carro em que não devemos buscar a economia máxima, são as inspeções periódicas, que fazem parte da manutenção básica de um carro, e mais ainda no caso de um diesel.. Como um carro não é barato, preservar sua mecânica e prolongar sua vida útil é algo desejável para qualquer motorista. Um motor diesel deveria ser, pela sua própria concepção, um motor duradouro. Mas essa longevidade só é possível se cuidarmos do seu cuidado e manutenção e cumprirmos com revisões periódicas. Por outro lado, o facto de um carro ser antigo não é desculpa para faltar ou atrasar as inspecções. Além do mais, há muito tempo demos algumas dicas para cuidar de um carro antigo e destacamos que era altamente aconselhável antecipar os ciclos de manutenção, troca de óleo e filtros.

O óleo deteriora-se com o tempo e o uso. E o óleo deteriorado não lubrifica adequadamente o motor, causando desgaste prematuro e até avarias muito dispendiosas. No caso específico dos veículos a gasóleo, é ainda mais importante o cumprimento de inspeções periódicas, pelo facto de possuírem sistemas antipoluição específicos, que necessitam de manutenção.

Economizar em inspeções periódicas, sem dúvida, pode ser uma das práticas mais prejudiciais para um automóvel e tanto a curto como a longo prazo, levar a algumas das avarias mais caras que podemos sofrer no nosso gasóleo.

Mais artigos e guias sobre avarias de diesel

– Como evitar avarias nos motores diesel modernos
– Como evitar avarias nos sistemas antipoluição diesel
– Sintomas de falha no EGR
– Como evitar avarias no seu turbo diesel e turbo de geometria variável
– Avarias devido ao reabastecimento de gasolina num gasóleo por engano

Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

Deixe um comentário