A primeira coisa que você deve saber é que Há anos que reabastecemos biodiesel em nossos carros.Porém foi com a chegada da nova rotulagem dos combustíveis que percebemos a presença do etanol e biodiesel em postos de gasolina. Mesmo assim, o biodiesel não é exactamente igual ao gasóleo que sempre conhecemos, por isso é importante conhecer as possíveis consequências e até avarias que o uso do biodiesel pode causar dependendo de quais motores.
O diesel B7, o mais comum em Espanha, contém no máximo 7% de biodiesel
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O que é biodiesel e por que está presente no diesel?
A primeira coisa que devemos levar em conta é que o biodiesel está presente em todos os postos de gasolina espanhóishá anos que o reabastecemos em concentrações de 7% (B7) ou 10% (B10), mas também é vendido em outras proporções como B15, B20, B30… embora sejam mais difíceis de encontrar. O biodiesel é um combustível gerado a partir de óleos de origem vegetal, encontrando diferentes tipologias dependendo da sua origem. Por exemplo, dentro destes tipos de biodiesel existe também o Diesel R33, um gasóleo que promete reduzir as suas emissões de CO2 em 20% graças à utilização de óleos alimentares usados.
O futuro do biodiesel passa por aumentar a sua presença no gasóleo que abastecemos, especialmente a partir da reciclagem de óleos vegetais usados, como parte de uma estratégia de diferentes países para reduzir o impacto ambiental dos transportes. Assim como o etanol comercializado com os rótulos E5 e E10, A União Europeia está a trabalhar para aumentar a utilização do biodiesel.
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Como saber se meu carro pode usar biodiesel
A compatibilidade do biodiesel é ampla e A grande maioria dos motores diesel existentes, novos ou antigos, oferecem alta compatibilidade com o diesel B7 que é comercializado atualmente. Mesmo assim, é necessário ressaltar que nem todos os motores diesel são compatíveis com o uso do biodiesel, pelo menos não em concentrações elevadas.
Tanto no manual quanto na tampa do tanque é comum identificar o tipo de diesel/biodiesel que podemos abastecer.
Para saber o grau de compatibilidade do nosso carro com o biodiesel, basta ir ao manual do nosso veículo, lá aparecerá que tipo de diesel podemos utilizar, nível mínimo de cetano e quantidade máxima de biodiesel que o motor pode aceitar . Nos carros mais modernos, uma etiqueta próxima à boca do tanque com o tipo de diesel/biodiesel compatíveldeve cumprir rigorosamente estas instruções para evitar avarias ou falhas no funcionamento do propulsor e de sistemas críticos, como sistemas antipoluição.
Que danos o uso do biodiesel pode causar em um motor incompatível?
Como já indicamos, o uso do biodiesel é muito popular, assim como a compatibilidade dos motores diesel para proporções até B20. No entanto, é importante ter certeza disso e levar em conta o que as consequências de usar o diesel errado. Apesar do nome, O biodiesel não tem as mesmas características do diesel de origem fóssilPortanto, além de adicionar aditivos ao combustível para melhorar as suas propriedades, os motores devem ser adaptados ao seu funcionamento e ter especial cuidado se pretendemos fazer uma adaptação a um veículo não compatível, ou mesmo importar um carro de um mercado onde não é usado biodiesel.
É muito importante garantir a compatibilidade do nosso motor com o uso de biodiesel para evitar avarias.
As principais diferenças do biodiesel em relação ao diesel convencional são a maior viscosidade, a menor tolerância a temperaturas extremas, a suas propriedades de lubrificação mais pobres ou uma baixa tolerância com materiais como borracha, PVC ou ligas à base de cobre (isso os deteriora). É por isso que as avarias que podem causar em motores não compatíveis podem ir desde o entupimento dos filtros e pré-filtros do sistema de combustível até ao emperramento das bombas de injeção e dos injetores por falta de lubrificação. Também é comum que, em motores diesel de alta quilometragem e onde o biodiesel nunca foi utilizado, ao passar a utilizar o biodiesel ocorram quebras por acúmulo de resíduos no sistema de alimentação e injeção. Isso ocorre devido às propriedades solventes do biodiesel, que consegue arrastar os resíduos e depósitos presentes no tanque de combustível, tubulações ou filtros.
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Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.