É surpreendente que o debate entre abrir as janelas ou usar o ar condicionado ainda esteja no ar, sobre se você consome mais do primeiro ou do segundo. Mas na verdade é assim. Você provavelmente chegou a este artigo esperando uma resposta, defendendo-a se for o que você pratica, e negando se não for. Se este for o seu caso, garanto que este artigo não é para você. Mas a realidade, como sempre, significa que nem tudo é preto ou branco, que existem nuances a favor e contra as diferentes possibilidades. E a única coisa importante neste caso é ter bom senso, acima de tudo, e estar familiarizado com a tecnologia que equipa o nosso carro. É por isso que analisaremos o assunto a partir 7 perguntas sobre janelas e ar condicionado que você deve saber. Você terá que tirar conclusões sobre o que é melhor e quando é melhor.
Em termos gerais e exceto em altas velocidades nas rodovias, os aparelhos de ar condicionado consomem mais energia do que as janelas abertas. O que não podemos é estabelecer uma regra geral que diga quanto, pois depende muito do sistema, do uso, do carro que o equipa…

Aqui encontrará
- 1 1. Ar condicionado aumenta consumo de diesel e gasolina
- 2 2. Abrir as janelas também aumenta o consumo
- 3 3. Vale mesmo a pena ganhar alguns décimos de litro?
- 4 4. Alérgicos de todo o mundo, unam-se… e fechem as janelas
- 5 5. Aprenda a usar a recirculação
- 6 6. Conheça os truques do seu carro
- 7 7. Em dias muito quentes, ventile o carro antes de embarcar e ligue o ar condicionado
- 8 Mais guias sobre como economizar gasolina e diesel no carro
1. Ar condicionado aumenta consumo de diesel e gasolina
É um truísmo, não acha? Não vamos entrar em muitos detalhes para explicar o funcionamento de um sistema de ar condicionado, mas afirmaremos que o resfriamento da cabine do nosso carro é feito através de um equipamento que consiste em um circuito com um gás, que por sua vez é sujeito a uma série de mudanças físicas através de um compressor, um condensador e um evaporador. Este compressor necessita de energia para comprimir o gás, energia – cinética – que é obtida do próprio motor. É por isso que o nosso carro fica mais lento quando ligamos o ar condicionado, sensação que é especialmente palpável em motores menos potentes, motores naturalmente aspirados de baixa cilindrada, etc.
É difícil determinar exatamente quanto consome um sistema de ar condicionado, porque na realidade depende de muitos fatores, como a presença de um ar condicionado que regule a intensidade automaticamente, ou mesmo sistemas e modos “econômicos” que mantenham o consumo e o desempenho na baía.do ar condicionado. Os aparelhos de ar condicionado também têm sido alvo de muitas melhorias nos últimos anos, na obsessão dos fabricantes em reduzir o consumo dos seus automóveis.

[post_relacionado id=”3633″]
2. Abrir as janelas também aumenta o consumo
Porque? Porque a aerodinâmica do nosso carro é afetada. Outro ponto que as fabricantes têm tentado melhorar bastante nos últimos anos foi a melhoria da aerodinâmica, já que fazer carros que – falando coloquialmente – “cortam o vento” com mais facilidade, resulta em menor consumo. Os MythBusters se deram ao trabalho de demonstrar, empiricamente, se abrir as janelas consome mais combustível do que usar o controle climático e, pelo menos a 45 mph (72 km/h), descobriram que abrir as janelas consumia mais combustível. Mais uma vez, devemos levar em conta as peculiaridades do carro utilizado, um SUV de grande porte, em um teste que gerou muitas dúvidas. Ainda assim, tornar este teste uma lei geral, especialmente quando outros factores têm de ser considerados, tais como conduzir na cidade e na auto-estrada, é, no mínimo, demasiado ousado.
Há dois anos também repetimos um relatório da SAE que chegou a uma conclusão muito interessante. Em dois veículos tão diferentes em desempenho energético e aerodinâmico, como um Toyota Corolla e um Ford Explorer, descobriram que os vidros abertos eram mais eficientes que o ar condicionado em velocidades de até 121 km/h e 130 km/h, respectivamente.
O que podemos ter certeza é que aerodinâmica em baixas velocidadesPor exemplo na cidade, Não é um fator determinante para o nosso consumo.

3. Vale mesmo a pena ganhar alguns décimos de litro?
O ar condicionado, e a sua utilização generalizada, especialmente em regiões tão quentes no verão como grande parte de Espanha, tem sido um dos maiores avanços no automóvel em termos de conforto e segurança. Por que segurança? Como o calor também afeta muito o motorista, pode acentuar o cansaço ao volante e nos pregar peças. Mais eficiente ou não, e com ar condicionado, quem é capaz de circular por Sevilha com as janelas abertas no dia 15 de agosto? É ridículo, você não acha?
Se os vidros abertos consomem menos combustível, é preciso decidir se vale a pena gastar um pouco mais para desfrutar de uma condução mais confortável.
4. Alérgicos de todo o mundo, unam-se… e fechem as janelas
Continuando com o tema segurança, há outro fator muito importante para recomendar o fechamento dos vidros. Os aparelhos de ar condicionado modernos, se possuírem filtro antipólen, são muito mais eficazes na retenção do pólen e dos agentes dispersos no ar que tanto incomodam os alérgicos. Falo por experiência própria. Uma viagem com sintomas de alergia não é apenas desconfortável, mas também perigosa. Há estudos que afirmam que a 120 km/h um espirro pode fazer-nos deslocar-nos entre 60 e 100 metros “às cegas” (DGT). Acredite ou não, ocorreram acidentes devido a espirros. E os anti-histamínicos, especialmente os mais fortes, podem causar sonolência e outros sintomas incompatíveis com a condução.

5. Aprenda a usar a recirculação
Se a diferença de temperatura entre a cabine e o exterior for muito elevada, o aparelho de ar condicionado deverá trabalhar com o máximo desempenho obtendo ar do exterior. Se ativarmos a recirculação, o trabalho que terá que realizar será menor e, portanto, isso economizará energia. Em qualquer caso, é desejável uma cabine bem ventilada e a recirculação só deve ser utilizada em situações muito específicas. Por exemplo, para alterar rapidamente a temperatura, já que o esforço exigido do compressor é menor. Também é aconselhável utilizá-lo em áreas onde a qualidade do ar não é boa, engarrafamentos, túneis ou estacionamentos. Existem até carros que se encarregam de ativar automaticamente a recirculação nessas situações.
Em qualquer caso, e especialmente nestes tempos em que necessariamente revimos todos os nossos hábitos, para aprender a conviver com uma pandemia, é importante ter em conta os efeitos negativos da recirculação. Especialistas recomendam desativar a recirculação de sistemas de ar condicionado em espaços fechadose, portanto, também os veículos, especialmente se não viajarmos sozinhos, pois aumentam o risco de contágio. Estas recomendações baseiam-se num estudo detalhado de diferentes casos de contágio em espaços fechados, como escritórios, restaurantes ou autocarros (ver reportagem do El País).

6. Conheça os truques do seu carro
Existem modelos que possuem modos de condução econômica, capazes de limitar o consumo do sistema de ar condicionado. Às vezes, esses modos econômicos de ar condicionado podem ser selecionados sem modificar o modo de condução do carro. É mais uma solução para manter o consumo de combustível sob controle.
7. Em dias muito quentes, ventile o carro antes de embarcar e ligue o ar condicionado
Não só ajudará a tornar a temperatura a bordo mais agradável e a consumir menos combustível, como também aumentará a durabilidade do ar condicionado do nosso carro. Procure estacionar na sombra, não compre carro preto (sim, são bonitos, mas por experiência também sei que no verão você pode usar o capô como churrasqueira para fazer churrasco), abra as janelas alguns minutos antes de partir em sua viagem. Existem até vídeos que nos ensinam truques para ventilar rapidamente o habitáculo de um carro, como deixar a porta do passageiro aberta e sacudir a porta do condutor insistentemente para desalojar o ar viciado e quente, devido ao efeito estufa, presente no interior do veículo.
E o que foi dito, acima de tudo bom senso…
Mais guias sobre como economizar gasolina e diesel no carro
* Como economizar combustível no seu carro no verão
* 6 hábitos de condução que ajudam a economizar combustível
* 10 dicas para reduzir o consumo de combustível
* Desmascarando mitos: a qualidade da gasolina dos hipermercados

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.