E luz de falha acesa na instrumentação do seu carro É, sem dúvida, um alerta para qualquer condutor e, como não poderia deixar de ser, um objeto de preocupação. A luz de falha do motor acesa pode indicar que existe, de fato, uma falha na mecânica do nosso carro, que pode ser leve, ou talvez grave e dispendiosa.
Às vezes, as luzes de advertência do motor também são causadas por pequenos problemas ou até mesmo por um problema com um sensor. Mas a luz de falha do motor tem outra consequência, a de ser considerada um defeito grave na Inspeção Técnica Veicular (ITV)o que nos custará não passar no ITV (veja como podemos passar no ITV sem ir nós mesmos ao posto de fiscalização, deixando que outra pessoa passe por nós).
Veremos agora O que devemos fazer se a luz do motor do nosso carro acender?qual poderia ser a causa, como devemos agir, por que o ITV considera esta falha um defeito gravecomo você pode apagar a luz de falha e se deve ou não fazer isso.
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Luz de falha do motor, a que se deve?
Uma luz avisadora de falha de motor acesa geralmente indica que há algum problema com a mecânica do nosso carro.. É aconselhável, sempre que virmos esta luz de avaria do motor acesa na instrumentação, parar de conduzir se estivermos a conduzir, e enviar o nosso veículo à oficina para efectuar uma inspecção ao carro e tentar identificar possíveis avarias recorrendo a um profissional e adequado sistema de diagnóstico. .
Uma luz de falha acesa Pode alertar-nos sobre um problema grave no motor e continuar a conduzir pode agravá-lo. e, portanto, aumentar significativamente o custo do reparo. Com a proliferação de novos e cada vez mais complexos sistemas antipoluição nos automóveis modernos, em muitos casos estas avarias estão normalmente relacionadas com este tipo de dispositivo. Por outro lado, a luz de mau funcionamento também pode ser causada por um problema menor, como uma falha no sensor. Podemos até descobrir que a luz de falha acesa se tornou uma falha persistente, que retorna após ser eliminada, ou mesmo é ativada de forma intermitente.
Muitas vezes, o acendimento da luz avisadora do motor é acompanhado de uma perda de potência, o que não tem necessariamente de ser devido às consequências da avaria que fez acender a luz avisadora, pois também pode ser devido ao facto do nosso veículo ativou o modo falha, que nos permite ir à nossa oficina de confiança ou à mais próxima sem ter que chamar um guincho, mas limita o desempenho para proteger a mecânica.
Como agir com uma luz de falha do motor acesa
Se a luz de falha do motor acender, a primeira coisa que devemos fazer é ir imediatamente a uma oficina.. Se tiver sido ligado durante a condução e o modo de falha tiver sido ativado, limitando o desempenho do nosso carro, ou mesmo se continuar a funcionar corretamente, por precaução e para evitar maiores problemas é ainda aconselhável parar de conduzir, estacionar o veículo em local seguro e ligue para a assistência rodoviária para cuidar do transporte do nosso veículo até a oficina.
En el taller, o incluso si tenemos algunos conocimientos y disponemos de un sistema de diagnóstico adecuado (los hay disponibles por menos de 10€), se identificará el fallo concreto que ha dado el vehículo y que no siempre suele aparecer en la instrumentación de nuestro veículo. A falha do motor, naturalmente, é um aviso genérico de uma falha mais específica que pode afetar um sistema específico, como a alimentação do motor, ou os sistemas antipoluição (EGR, filtro de partículas…). Após identificar aquela falha específica, é comum encontrarmos também diversas falhas muito mais localizadas, que geralmente afetam dispositivos e até sensores.
A tarefa da oficina ou do condutor experiente é realizar tarefas de diagnóstico localizadas em todos os elementos que estão avariados, eliminar as avarias e restringir a pesquisa até chegar ao dispositivo ou sensor avariado.
Não ultrapasse o ITV devido a uma luz de advertência de falha do motor acesa
Nos últimos anos o Inspeções Técnicas de Veículos (ITV) reforçaram a vigilância sobre os automóveis que circulam no nosso país, por exemplo, introduzindo o diagnóstico por OBDou verificando se a luz avisadora de falha do motor não está acesa. Se a luz avisadora de falha do motor permanecer acesa após ligar o motor do nosso carro, Será considerado um defeito grave no ITV e, portanto, não vamos passar.
Esta medida aplica-se aos veículos matriculados desde 1 de janeiro de 2008 e, portanto, esta verificação não é realizada nos veículos anteriores a essa data.
Por outro lado, o procedimento de inspeção ITV também prevê o exame OBD de veículos homologados ao abrigo dos regulamentos Euro V e posteriores (ver Manual de Procedimentos ITV 7.4.1). O teste OBD pode identificar se a luz avisadora de falha do motor está apagada ou mesmo se a falha foi forçada a ser eliminada nos minutos ou quilômetros antes de ir para o MOT, o que também causaria um defeito grave.
Remova a luz de advertência de falha do motor
Não é recomendado – aliás não o devemos fazer em caso algum – eliminar a avaria do motor sem antes ter resolvido a causa que a desencadeou. Mas é verdade que se a causa for localizada, não envolver um sistema crítico ou antipoluição, e a falha do motor não reaparecer após a sua eliminação, podemos passar no MOT de forma satisfatória.
Em qualquer caso, recordemos que se a avaria reaparecer ou persistir, a eliminação do erro, que pode ser efectuada com um sistema de diagnóstico – que está à disposição do público em geral e dependendo das funções que oferece, pode custar-nos menos do que 10€ – não Será suficiente para passarmos no MOT.
Na pior das hipóteses, em que mesmo depois de resolvidas as avarias, a falha do motor persisteseria aconselhável consultar a oficina que realizou a reparação e propor a emissão de um documento assinado pela oficina certificando que não é possível eliminar o indicador de erro mesmo depois de terem resolvido os problemas que o desencadearam.
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Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.