Inúmeras são as ocasiões em que desde Diariomotor Incentivamo-lo a realizar pequenas manutenções e reparações nos seus automóveis, não só para poupança financeira, mas também por pura satisfação pessoal e paixão petrolhead, porque quem vai cuidar melhor do seu carro do que você mesmo?
Você agora reuniu coragem e vontade, decide trocar o óleo este ano, mas chegam as primeiras perguntas: Que óleo devo comprar? Quanto eu preciso? Todos os 5W40 são iguais?…e vamos nos concentrar em fornecer respostas às perguntas abaixo.
Aqui encontrará
Que tipo de óleo meu carro precisa?

A forma mais fácil e cómoda de comprar óleo para o nosso automóvel é dirigir-se ao Serviço Oficial e solicitá-lo no balcão de peças de reposição, onde sem dúvida lhe fornecerão o tipo e a quantidade adequada, mas igualmente fácil, esta opção é caro e não é à toa, o que significa que estamos obtendo um lubrificante de melhor qualidade.
Uma vez descartada a opção anterior, o primeiro passo é consultar o manual de instruções do nosso carro onde obteremos as informações mais valiosas de todas: aprovação do fabricante. Qualquer óleo que cumpra esta homologação significa que cumpre as propriedades e requisitos que o fabricante do nosso automóvel considera necessários ao seu bom funcionamento. Essa aprovação geralmente possui códigos como MB 229,1 ó MB 229,51 para Mercedes-Benz, VW 507.00 ó VW 504,00 para o grupo Volkswagen ou LL-01 sim LL-04 para BMW. Estas homologações tornam-se mais exigentes à medida que a tecnologia dos nossos motores evolui, e só porque a sua marca aparece não significa que seja compatível com o seu automóvel. Geralmente, as aprovações posteriores são compatíveis com as existentes, por exemplo, você pode usar um LL-04 em um LL-01, mas não o contrário. O melhor de tudo para não ter dúvidas é que Verifique se a etiqueta na parte de trás do frasco de óleo mostra a mesma aprovação do manual do seu carro..
É fundamental que o óleo escolhido atenda à homologação do seu carro. Para isso, consulte o manual do usuário do seu carro e, caso não o tenha, utilize diversos buscadores online dos principais fabricantes de óleos.
Próxima parada, Qual viscosidade SAE escolher? 5W-30, 5W-40…? Estabelecido o filtro de homologação, já descartamos vários tipos de óleos, mas ainda podemos duvidar de qual viscosidade escolher, o que dependerá, entre outros fatores, do clima de onde nos movemos, tipo de propulsor e uso dele. O primeiro número (xW, com W para inverno) indica a viscosidade a frio, que teria quando o motor fosse ligado, e o segundo quando quente, na temperatura de operação. Então, Quanto menor o primeiro número, maior será a fluidez do óleo em baixas temperaturas., e quanto maior o segundo, maior será sua viscosidade em alta temperatura.
Em geral, os tipos mais comuns atualmente são o 10W-40 em propulsores mais antigos (acima de 20 anos), os conhecidos 5W-30 e 5W-40, principalmente em motores com maior quilometragem e desgaste, para evitar o consumo excessivo de óleo já que um 5W -30 é mais fluido em altas temperaturas e vazaria através dos segmentos e outros componentes. Esta é a razão pela qual os carros esportivos de alto desempenho utilizam óleos do tipo 0W-60 ou 10W-60, já que seus motores giram em uma velocidade tão alta e geram tanto calor que um óleo mais convencional não conseguiria aderir corretamente e funcionar corretamente.
[post_relacionado id=”3919″]
Motores de busca de lubrificantes de fabricantes: seus grandes aliados

Nos sites das principais marcas de petróleo, como Castrol, Motul ou Valvoline, você encontra uma ferramenta muito útil, e é a sua localizador de óleo. Neles, inserindo o modelo exato do seu carro Uma lista aparece com os óleos recomendados da sua gama de produtos, mas não é tudo, eles também lhe dizem quanto óleo você precisauma informação muito útil e, em alguns casos, até fornecem as mesmas informações sobre o óleo do diferencial, caixa de câmbio, líquido refrigerante ou fluido de freio.
Mas não pense que isso é uma panacéia, não considere as informações fornecidas por esses mecanismos de pesquisa como lei e compare sempre dois ou três deles, pois em certos casos apresentam erros ou lacunas. Como ponto de referência, mesmo um motor de 2.000 centímetros cúbicos com 5 L deve ser suficiente e, já agora, 2 L litros para o diferencial e 3 L para a transmissão (manual).
Curso acelerado em óleos

Se você chegou até aqui já tem todas as informações necessárias para comprar óleo para seu carro, aliás, esses são os passos que sigo, e nessa ordem, e até hoje sem problemas. Porém, e como o conhecimento não ocupa espaço, aqui vai uma série de informações extras para que você seja um especialista no assunto:
• Óleo mineral, semissintético e sintético. Todo óleo é composto por uma base lubrificante e aditivos (antioxidantes, antidesgaste, detergentes…) para que esta base possa vir diretamente de um processo de fabricação. destilação de petróleono caso de óleos minerais, ou ser criado em laboratório, dando origem a uma composição química mais estruturada e com melhores propriedades (óleo sintético). Porém, é possível usar uma base com a mistura dos dois, que é chamada de óleo semissintético, e é nesse ponto que você deve tomar cuidado se não quiser ser enganado, e verificar o rótulo da embalagem. parece “Totalmente Sintético” ó “100% sintético”, e não expressões como “tecnologia sintética”. Os óleos sintéticos, apesar de serem mais caros e possuírem melhores propriedades, não são adequados para carros muito antigos (anteriores a 1995), pois esses motores necessitam das propriedades dos minerais para funcionar corretamente.
Um óleo sintético é aquele rotulado como “Totalmente Sintético” ou “100% sintético”, e não trocadilhos como “com tecnologia ou bases sintéticas”.
• O que são os padrões API e ACEA? Além dos padrões de homologação dos diversos fabricantes que mencionamos no início deste artigo, há também uma série deles propostos pelo Associação dos Fabricantes de Automóveis Europeus (Normas ACEA) e pelo Instituto de Petróleo da América (Padrões API).
• Normas ISSO. Distinguem-se três grupos, “A” para motores a gasolina, “B” para motores diesel leves e “C” para motores com catalisadores e sistemas de tratamento de gases de escape., tanto diesel quanto gasolina. Basicamente, A e B são anteriores ao Euro 4 e C é pós-Euro 4. Assim, esta norma é expressa na forma ESSE AX/BX ó ESSE CXonde A, B ou C refere-se ao grupo ao qual pertence e o número às características de serviço e manutenção.
• Padrões API. Indicam a qualidade do azeite, distinguindo entre motores a gasolina (S) e os gasóleo (C)acompañando a esta letra um segundo que é o índice de qualidade, melhor, quanto mais longe esta letra estiver no alfabeto. Por exemplo, um óleo gasolina API SM é melhor que um óleo API SJ, assim como um óleo diesel API CJ-4 é melhor que um óleo API CH-4.
Mais artigos no Diariomotor sobre óleos:
– Desmascarando mitos: Um óleo lubrificante caro realmente protege mais o motor do que um óleo barato?
– Por que os carros consomem petróleo? Mitos e dúvidas, resolvidos
– O motor do seu carro está em perigo: por que não correr o risco na hora de trocar o óleo?
– Meu carro consome óleo diesel? Como detectar falhas e evitar mais problemas
– Como verificar o nível de óleo do carro: o guia definitivo
– 5 razões pelas quais você mesmo deve trocar o óleo do seu carro
– Como ocorre o travamento do motor e como evitá-lo

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.