Como escolher o óleo certo para o meu carro? Viscosidade SAE, API, ACEA…

Inúmeras são as ocasiões em que desde Diariomotor Incentivamo-lo a realizar pequenas manutenções e reparações nos seus automóveis, não só para poupança financeira, mas também por pura satisfação pessoal e paixão petrolhead, porque quem vai cuidar melhor do seu carro do que você mesmo?

Você agora reuniu coragem e vontade, decide trocar o óleo este ano, mas chegam as primeiras perguntas: Que óleo devo comprar? Quanto eu preciso? Todos os 5W40 são iguais?…e vamos nos concentrar em fornecer respostas às perguntas abaixo.

Que tipo de óleo meu carro precisa?

Guia Aceite Adecuado Garrafas Gama Mobil1
A forma mais fácil e cómoda de comprar óleo para o nosso automóvel é dirigir-se ao Serviço Oficial e solicitá-lo no balcão de peças de reposição, onde sem dúvida lhe fornecerão o tipo e a quantidade adequada, mas igualmente fácil, esta opção é caro e não é à toa, o que significa que estamos obtendo um lubrificante de melhor qualidade.

Uma vez descartada a opção anterior, o primeiro passo é consultar o manual de instruções do nosso carro onde obteremos as informações mais valiosas de todas: aprovação do fabricante. Qualquer óleo que cumpra esta homologação significa que cumpre as propriedades e requisitos que o fabricante do nosso automóvel considera necessários ao seu bom funcionamento. Essa aprovação geralmente possui códigos como MB 229,1 ó MB 229,51 para Mercedes-Benz, VW 507.00 ó VW 504,00 para o grupo Volkswagen ou LL-01 sim LL-04 para BMW. Estas homologações tornam-se mais exigentes à medida que a tecnologia dos nossos motores evolui, e só porque a sua marca aparece não significa que seja compatível com o seu automóvel. Geralmente, as aprovações posteriores são compatíveis com as existentes, por exemplo, você pode usar um LL-04 em um LL-01, mas não o contrário. O melhor de tudo para não ter dúvidas é que Verifique se a etiqueta na parte de trás do frasco de óleo mostra a mesma aprovação do manual do seu carro..

É fundamental que o óleo escolhido atenda à homologação do seu carro. Para isso, consulte o manual do usuário do seu carro e, caso não o tenha, utilize diversos buscadores online dos principais fabricantes de óleos.

Próxima parada, Qual viscosidade SAE escolher? 5W-30, 5W-40…? Estabelecido o filtro de homologação, já descartamos vários tipos de óleos, mas ainda podemos duvidar de qual viscosidade escolher, o que dependerá, entre outros fatores, do clima de onde nos movemos, tipo de propulsor e uso dele. O primeiro número (xW, com W para inverno) indica a viscosidade a frio, que teria quando o motor fosse ligado, e o segundo quando quente, na temperatura de operação. Então, Quanto menor o primeiro número, maior será a fluidez do óleo em baixas temperaturas., e quanto maior o segundo, maior será sua viscosidade em alta temperatura.

Em geral, os tipos mais comuns atualmente são o 10W-40 em propulsores mais antigos (acima de 20 anos), os conhecidos 5W-30 e 5W-40, principalmente em motores com maior quilometragem e desgaste, para evitar o consumo excessivo de óleo já que um 5W -30 é mais fluido em altas temperaturas e vazaria através dos segmentos e outros componentes. Esta é a razão pela qual os carros esportivos de alto desempenho utilizam óleos do tipo 0W-60 ou 10W-60, já que seus motores giram em uma velocidade tão alta e geram tanto calor que um óleo mais convencional não conseguiria aderir corretamente e funcionar corretamente.

[post_relacionado id=”3919″]

Motores de busca de lubrificantes de fabricantes: seus grandes aliados

Guia de óleo adequado Valvoline Finder Advisor
Nos sites das principais marcas de petróleo, como Castrol, Motul ou Valvoline, você encontra uma ferramenta muito útil, e é a sua localizador de óleo. Neles, inserindo o modelo exato do seu carro Uma lista aparece com os óleos recomendados da sua gama de produtos, mas não é tudo, eles também lhe dizem quanto óleo você precisauma informação muito útil e, em alguns casos, até fornecem as mesmas informações sobre o óleo do diferencial, caixa de câmbio, líquido refrigerante ou fluido de freio.

Mas não pense que isso é uma panacéia, não considere as informações fornecidas por esses mecanismos de pesquisa como lei e compare sempre dois ou três deles, pois em certos casos apresentam erros ou lacunas. Como ponto de referência, mesmo um motor de 2.000 centímetros cúbicos com 5 L deve ser suficiente e, já agora, 2 L litros para o diferencial e 3 L para a transmissão (manual).

Curso acelerado em óleos

Guia de óleo adequado para amostras de laboratório Motul
Se você chegou até aqui já tem todas as informações necessárias para comprar óleo para seu carro, aliás, esses são os passos que sigo, e nessa ordem, e até hoje sem problemas. Porém, e como o conhecimento não ocupa espaço, aqui vai uma série de informações extras para que você seja um especialista no assunto:

Óleo mineral, semissintético e sintético. Todo óleo é composto por uma base lubrificante e aditivos (antioxidantes, antidesgaste, detergentes…) para que esta base possa vir diretamente de um processo de fabricação. destilação de petróleono caso de óleos minerais, ou ser criado em laboratório, dando origem a uma composição química mais estruturada e com melhores propriedades (óleo sintético). Porém, é possível usar uma base com a mistura dos dois, que é chamada de óleo semissintético, e é nesse ponto que você deve tomar cuidado se não quiser ser enganado, e verificar o rótulo da embalagem. parece “Totalmente Sintético” ó “100% sintético”, e não expressões como “tecnologia sintética”. Os óleos sintéticos, apesar de serem mais caros e possuírem melhores propriedades, não são adequados para carros muito antigos (anteriores a 1995), pois esses motores necessitam das propriedades dos minerais para funcionar corretamente.

Um óleo sintético é aquele rotulado como “Totalmente Sintético” ou “100% sintético”, e não trocadilhos como “com tecnologia ou bases sintéticas”.

O que são os padrões API e ACEA? Além dos padrões de homologação dos diversos fabricantes que mencionamos no início deste artigo, há também uma série deles propostos pelo Associação dos Fabricantes de Automóveis Europeus (Normas ACEA) e pelo Instituto de Petróleo da América (Padrões API).

Normas ISSO. Distinguem-se três grupos, “A” para motores a gasolina, “B” para motores diesel leves e “C” para motores com catalisadores e sistemas de tratamento de gases de escape., tanto diesel quanto gasolina. Basicamente, A e B são anteriores ao Euro 4 e C é pós-Euro 4. Assim, esta norma é expressa na forma ESSE AX/BX ó ESSE CXonde A, B ou C refere-se ao grupo ao qual pertence e o número às características de serviço e manutenção.

Padrões API. Indicam a qualidade do azeite, distinguindo entre motores a gasolina (S) e os gasóleo (C)acompañando a esta letra um segundo que é o índice de qualidade, melhor, quanto mais longe esta letra estiver no alfabeto. Por exemplo, um óleo gasolina API SM é melhor que um óleo API SJ, assim como um óleo diesel API CJ-4 é melhor que um óleo API CH-4.

Mais artigos no Diariomotor sobre óleos:

– Desmascarando mitos: Um óleo lubrificante caro realmente protege mais o motor do que um óleo barato?
– Por que os carros consomem petróleo? Mitos e dúvidas, resolvidos
– O motor do seu carro está em perigo: por que não correr o risco na hora de trocar o óleo?
– Meu carro consome óleo diesel? Como detectar falhas e evitar mais problemas
– Como verificar o nível de óleo do carro: o guia definitivo
– 5 razões pelas quais você mesmo deve trocar o óleo do seu carro
– Como ocorre o travamento do motor e como evitá-lo

Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

Deixe um comentário