Como ocorre o travamento do motor e como evitá-lo

Quando não sei o significado de um termo, a primeira coisa que costumo fazer para ter uma primeira aproximação é procurar no dicionário. Dito isto, o RAE define gripe como “Fazendo com que as peças de uma engrenagem ou motor emperrem”. Na verdade, é uma definição muito boa, muito clara, concisa, mas vamos nos aprofundar um pouco mais nesse grave colapso que ocorre mais do que o esperado e que na maioria dos casos é evitável.

O que é apreensão do motor? O que causa isso?

Motor Gripado Cilindro Piston
Como dissemos na introdução, a gripagem do motor consiste na gripagem, ou mesmo na soldadura, de diversas peças do motor devido às altas temperaturas atingidas no seu interior em consequência da própria combustão e do atrito dos diferentes elementos, e que dá origem ao dilatação dos referidos elementos.

A gripagem consiste no travamento de uma parte móvel (ou mais de uma) devido à expansão excessiva causada pelo aumento da temperatura, e que geralmente tem origem no atrito excessivo.

A gripe mais típica Geralmente ocorre na parte superior do cilindro e consiste na “junção” entre o pistão e a camisa do cilindro.. As camisas com cilindros removíveis que são inseridas no diâmetro do cilindro do bloco do motor, e que têm a vantagem de serem feitas de um material diferente do bloco, portanto, tanto sua resistência ao desgaste quanto sua capacidade de evacuar o calor são melhores, além disso ser usinado em um processo diferenciado, tornando mais fácil e econômico obter um melhor acabamento superficial que reduza o atrito.

Embora a gripagem mais típica seja encontrada entre o pistão e a camisa do cilindro, ela também pode ocorrer, por exemplo, entre as válvulas e suas guias, ou entre o virabrequim e as buchas.

Diga aquela apreensão do motor É um colapso que sempre ocorre em andamentocom o motor ligado, e que Manifesta-se por uma perda de potência muito perceptível, acompanhada por um som ruidoso. semelhante ao toque dos sinos.

No entanto, a ocorrência de tal apreensão do motor é muito incomum, sendo as principais razões causas que o causam:

Falha no sistema de lubrificação. A lubrificação dos elementos de um motor é vital tanto para reduzir o atrito entre as peças móveis (e, portanto, o desgaste e a temperatura), como para evacuar o calor. Desta forma, uma falha neste sistema levará inexoravelmente ao travamento do motor. Há dois problemas que se colocam neste domínio: um óleo velho ou gasto cujas propriedades foram degradadas, ou um nível insuficiente de azeite.

Falha no sistema de refrigeração. É o outro sistema principal que ajuda a evacuar o calor do propulsor. Nesta ocasião, as avarias que podem surgir são mais diversas, como nível insuficiente de anticongelante, anticongelante degradado, até mau funcionamento do termóstato, da ventoinha eléctrica ou mesmo da sonda de temperatura.

Falha no segmento de compressão. Esta falha implica que a chama da combustão entre no espaço vedado entre o cilindro e o pistão e “queime” a película lubrificante entre eles, destruindo a proteção contra o atrito.

Desequilíbrio das bielas do virabrequim. O desequilíbrio nestes elementos faz com que o pistão não funcione corretamente sem seguir o seu “trajeto vertical ideal”. Tudo isto dá origem a uma série de vibrações e fricções, com desgaste irregular e prematuro e possivelmente excessivo. Assim, nestas áreas o atrito aumenta e a proteção da camada lubrificante é perdida, fazendo com que o fenômeno de gripagem volte a aparecer.

As principais causas são falha no sistema de lubrificação, refrigeração, anel de compressão ou desequilíbrio no conjunto virabrequim-bielas.

[post_relacionado id=”3971″]

Como posso evitar que meu motor emperre?

Motor Gripado Aceite Revisar
Mas estamos com sorte. Ele a gripe é um colapso que na grande maioria dos casos pode ser evitadoe que tem a sua origem num comportamento pouco descuidado, senão irresponsável, do condutor.

Evitar que o motor esfrie é muito fácil, basta verificar e substituir periodicamente o nível de óleo e anticongelante, além de não forçar o motor quando frio.

EM Quanto a Sistema de lubrificação, respeite sempre escrupulosamente os intervalos de mudança de óleo e filtros definidos pelo fabricante, encurtando-os se praticar uma condução exigente. Além disso, utilize sempre óleo de qualidade que cumpra todas as especificações necessárias (viscosidade, APIs…). Por fim, verifique periodicamente o seu nível e, caso a luz de falta de pressão do óleo, nível baixo ou aviso de serviço acenda no painel, não ignore.

Sobre ele sistema de refrigeraçãoEm primeiro lugar, além de verificar o nível periodicamente, informe que o anticongelante é um fluido que perde suas propriedades e precisa ser trocado periodicamente. Esse intervalo varia muito dependendo do fabricante do veículo e do tipo de anticongelante, mas em média a cada 4 ou 6 anos, ou cerca de 60 a 80 mil quilômetros. Outras dicas úteis são verificar de vez em quando se as mangueiras não apresentam vazamentos, se o ventilador elétrico funciona bem e, acima de tudo, se o seu carro informa a temperatura da água, verifique de vez em quando enquanto dirige, assim como você faz isso com o velocímetro, tacômetro ou nível de combustível. Deve estar a 90°C.

Finalmente, adicione isso Quando o motor estiver frio e não tiver atingido a temperatura de funcionamento, não acelere nem force, já que você o fará girar em altas rotações sem que o óleo comece a fluir adequadamente ou crie aquela película protetora de lubrificação. Desta forma, você evitará desgastes e desequilíbrios anormais.

Porém, Nem sempre é culpa do motorista que o motor emperre, há casos que são inevitáveis. Estas devem-se a um defeito na montagem de elementos como a cambota, que provoca um desequilíbrio do mesmo, ou a um defeito na maquinação de um rolamento, manga ou segmento, que provoca um desgaste irregular.

Meu motor travou, o que eu faço?

Motor Gripado Mecanico
No final, por alguma razão, meu motor travou. Que posso fazer? Bem, na maioria dos casos eu vou te dizer isso O mais simples e econômico é trocar diretamente o motor por um usado. (supondo que seja lucrativo ou você queira ficar com o carro). Isso ocorre porque o processo de reparo de um motor emperrado é extremamente trabalhoso e, portanto, caro.

Na maioria dos casos é mais lucrativo substituir o motor por um usado: você economizará tempo e dinheiro.

Em primeiro lugar, é necessário saber onde ocorreu este bloqueio de elementos, por isso é necessário desmontar as diferentes partes do mesmo. Além disso, esta convulsão implica que “o motor pára quase completamente”, pelo que geralmente haverá mais peças afetadas. A partir daí será necessário substituir os elementos afetados, provavelmente retificar ou substituir as camisas, segmentos por outros que aumentem a espessura usinada, buchas de biela, trocar a junta do cabeçote… como vocês podem ver, é uma lista imponente, e Em média, esta reparação não será inferior a 1.000 euros. orçamento.

Assim, depois de ver todos os problemas causados ​​pelo travamento do motor e como é fácil evitá-lo, com certeza você irá à oficina com um pouco mais de entusiasmo todos os domingos para verificar os níveis do carro. Lembre-se, são dez minutos que podem custar mais de mil euros e um suspiro ocasional.

Mais artigos sobre como cuidar do seu carro e como evitar quebras:

– Por que você não deve arriscar na hora de trocar o óleo do seu carro
– Desmascarando mitos: Um lubrificante caro protege mais do que um barato?
– Por que você não deve acelerar o motor quando frio
– O que acontece quando você liga um carro frio?
– Como evitar as 4 avarias mais comuns num carro diesel
– Como evitar quebras de injetores

Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

Deixe um comentário