Como saber se os injetores do meu carro estão sujos ou quebrados

Los injetores Eles estão presentes em todos os carros de combustão interna desde que a carburação foi abandonada. São eles que garantem uma combustão precisa e eficiente, mas ao mesmo tempo podem ser fonte de avarias e problemas se não forem respeitadas determinadas manutenções, especialmente em carros a diesel moderno. Neste artigo vamos falar sobre alguns dos Sintomas de injetores sujos ou com defeito em um carro moderno, e também as causas desses problemas. Ao final, daremos algumas recomendações para ajudá-lo caso seu carro apresente problemas no injetor.

Por que os injetores dos carros ficam sujos ou danificados?

Os injetores funcionam constantemente enquanto o motor do carro está funcionando. Eles estão encarregados de introduzir a quantidade necessária de combustível na câmara de combustão, necessário para que a combustão ocorra de maneira ideal, com base nos parâmetros calculados pela unidade de controle eletrônico. Com o tempo, milhões de ciclos operacionais e mudanças bruscas de temperatura se acumulam nos injetores e milhares de litros de combustível passam por eles. Combustível que inevitavelmente acaba criando depósitosprincipalmente se não tivermos cuidado na manutenção do filtro de combustível.

Os injetores podem durar algumas centenas de milhares de quilômetros, mas, em última análise, são itens consumíveis.

Avarias no injetor Common Rail diesel

Esses depósitos acabam causando uma descompensação na forma como o combustível é pulverizado e podem entupir parcialmente o injetor. Isso causa um funcionamento anormal e errático que é facilmente perceptível, como explicaremos a seguir. A própria agulha do injetor também apresenta desgaste físico, e pode fazer com que mais ou menos combustível seja injetado do que o esperado, ou o injetor permaneça “aberto” quando não deveria estar injetando combustível. A vedação do injetor também pode perder a estanqueidade, causando vazamentos.

Como veremos a seguir, isso causa problemas no carro que afetam outros elementos mecânicos.

Sintomas de injetores sujos ou quebrados

Estes são alguns dos sintomas mais comuns e óbvios em um carro com injetores sujos ou com defeito. Em muitos casos, A deterioração ou incrustação dos injetores é muito gradual, e aos olhos do condutor normal pode até ser insignificante. Como sempre, recomendamos ouvir regularmente o nosso carro e, se houver a menor alteração, alteração ou som desconhecido, agir em conformidade. Em muitas ocasiões, detectar uma avaria incipiente pode salvar-nos de uma avaria grave ou de um problema mais grave. Como sempre, lembre-se de que cada carro e motor podem ser diferentes em termos desses sintomas.

Os sintomas podem não ser persistentes e, em muitos casos, podem “ir e vir”.

Dificuldade em ligar o motor

Será difícil para nós ligar o motor, normalmente mais quente que frio. Durante a partida, o motor irá tremer e poderá até morrer. Por outro lado, uma má partida a frio também pode ser causada por injetores em mau estado, mas na maioria dos casos é atribuível a uma bateria em mau estado ou, no caso de um carro a diesel, a aquecedores cansados ​​que precisam ser substituídos. substituição.

Empurrões e perda de potência, marcha lenta instável

É o sintoma mais comum de injetores sujos ou ruins. Ele marcha lenta instável, especialmente quando quente, é um dos mais óbvios. O motor pode até inclinar-se visivelmente, o que, a longo prazo, também causará problemas nos coxins do motor e em outros elementos mecânicos. Esta marcha lenta pode ser acompanhada por um perda mais ou menos óbvia de potência e solavancos ao acelerar. Esses solavancos são geralmente mais perceptíveis com leve carga do acelerador e em baixas rotações. Às vezes é difícil estabelecer um “padrão” para a falha, pois ela pode até ser intermitente.

Injetor de cilindro de motor diesel 0719 01

Excesso de fumaça e odores

Associado a um problema no injetor, pode haver um problema de odores e fumaça excessiva, causado pela má combustão que ocorre no motor. O cheiro não é o cheiro típico de óleo queimado ou anticongelante, é muito mais “alcatrão”. Se um injetor permanecer aberto por muito tempo ou vazar, o combustível restante não queimará adequadamente e o carro fará um barulho agudo. fumaça densa e acinzentada por causa disso. Em casos graves esta fumaça pode até ser uma nuvem densa, marcante e ameaçadora. Esses restos de combustível não queimado, aliás, podem danificar seriamente o filtro de partículas – se nosso carro estiver equipado com ele.

A fumaça de um injetor defeituoso pode ser confundida com a fumaça de óleo queimado.

Aumento do consumo de combustível

O maior consumo de combustível geralmente está associado aos sintomas descritos acima. Para detectar consumos excessivos devemos comparar o consumo habitual com aquele que estamos a registar, para o qual recomendamos aplicações como Spritmonitor ou Fuelio. Parece “geek” e provavelmente é, mas um aumento no consumo de combustível costuma ser um ótimo indício de que há algum problema em nosso carro.

Como evitar que os injetores do carro fiquem sujos ou danificados

O tempo e os quilômetros são fatores inexoráveis ​​de desgaste, mas podemos atrasar a troca dos injetores seguindo algumas dicas. O mais importante é ser limpo e pontual com o substituindo filtros de combustível do carro, a última linha de defesa do motor contra combustível sujo ou impuro. Da mesma maneira, Não recomendamos reabastecer em postos de gasolina se o caminhão-tanque estiver enchendo seus tanques., ou simplesmente fez isso. Embora nem todos os recomendem, usar um bom limpador de injetores em intervalos regulares pode ajudar a manter o sistema limpo.

Pessoalmente, troco o filtro de combustível a cada duas trocas de óleo.

Filtro de combustível de injetores diesel

Enfatizamos o use um bom limpador de injetor, muito longe das garrafas de 10 euros vendidas em muitos postos de gasolina. Uma limpeza anual ou semestral, especialmente em carros cada vez mais antigos, ajudará a manter o sistema limpo. Porém, insistimos: um limpador de injetores pode resolver um problema de injetores sujos, mas não é um produto milagroso: não consertará magicamente um injetor em mau estado.

Quais são minhas opções? Devo ir a um workshop?

Um problema no injetor pode ser evasivo e difícil de detectar. Embora alguns sintomas possam ser mais ou menos evidentes, só um especialista poderá nos dar uma resposta precisa. Através de um Scanner OBD Você pode verificar se os injetores estão pulverizando a quantidade adequada de combustível. Mas esta simples análise não nos pode dizer sobre os seus retornos ou a sua rigidez. Para fazer isso, eles terão que ser desmontado e cuidadosamente verificado por um bombeiroque analisará seu comportamento – utilizando equipamentos de análise muito caros e complexos – e medirá com precisão seus parâmetros operacionais.

Se um injetor estiver em más condições, ele poderá ser substituído por um injetor de troca ou reconstruído. Estas opções podem variar entre 150 e 250 euros num automóvel diesel common-rail, enquanto um injetor novo custará quase sempre acima dos 250 euros. Se nosso carro for antigo e seus injetores forem simples – funcionam com pressão muito menor e não possuem eletrônica – o preço de detalhamento Será muito menor. Também deve ser levado em consideração o preço da mão de obra para esta operação e os serviços do bombeiro, que costumam ser caros, devido à natureza especializada do seu trabalho.

Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

Deixe um comentário