Realizar a manutenção básica e preventiva em nosso carro é a melhor forma de prolongar ao máximo sua vida útil. Por esta razão, na Diariomotor preparámos este Tutorial em vídeo para realizar você mesmo uma verificação básica em seu carro, uma inspeção simples e rápida que lhe permitirá saber a todo momento o estado do seu carro. Nosso objetivo é que qualquer motorista possa saber o mínimo de informações necessárias sobre o seu carro e seu motor, ganhando assim segurança, mas podendo economizar muito dinheiro e tempo em avarias.
Realizar uma verificação de nível “básico” em seu carro é muito mais fácil do que parece
Aqui encontrará
Quando e por que devemos verificar os níveis do carro?
Neste vídeo nos concentramos em 4 pontos-chave que podemos encontrar em qualquer motor de combustão interna, seja diesel, gasolina, híbrido ou a gás. São inspeções que demoram apenas alguns minutos e que, realizadas periodicamente, podem ajudar-nos a evitar avarias ou pequenos problemas. Nossa primeira recomendação é que realizemos uma revisão de nível pelo menos uma vez por mês, mas se utilizarmos o carro regularmente ou o sujeitarmos a cargas significativas, devemos aumentar a frequência. Repetimos que esta é uma inspeção de apenas alguns minutos e onde podemos aprender muitas informações.

Verifique o nível do óleo
Verifique o nível do óleo lubrificante É um fator chave em todo motor de combustão interna, já que estamos falando de um fluido vital para a correta lubrificação das peças móveis. Com isso evitamos o desgaste e o excesso de temperaturas.. Assim, verificar o nível do óleo é tão simples quanto utilizar a vareta do óleo e, na sua falta, os sistemas eletrônicos de medição oferecidos pelo veículo. Esta medição deve ser sempre realizada a frio (a menos que o fabricante indique o contrário) e com o carro na posição horizontal. Com a vareta limpa verificaremos o nível do óleo, que deve estar o mais próximo possível do nível máximo. Caso contrário, recomendamos o preenchimento obedecendo às recomendações do fabricante quanto à graduação e composição.

Verifique o nível do fluido de freio
Quando falamos de freios, não é apenas importante o estado das pastilhas ou discos, mas Devemos também prestar muita atenção ao fluido do circuito de freio. Este fluido é responsável por transmitir a força do nosso pé às rodas, portanto, qualquer problema com o fluido se traduz em diminuição do desempenho. O fluido de freio não deve apresentar depósitos, nem deve apresentar cor turva, umidade, etc. O fluido de freio é de cor translúcida, portanto qualquer degradação pode ser detectada rapidamente. Se descobrirmos que o nível do fluido de freio está baixo, podemos reabastecer com fluido de freio que atenda aos requisitos do fabricante do nosso carro. Se ao longo do tempo detectarmos uma perda habitual de líquido, é um sintoma inequívoco de vazamento, da mesma forma A degradação do líquido é argumento suficiente para a sua substituição completa.

Verifique o nível do líquido refrigerante
Verificar o nível do líquido refrigerante ou “água” em nosso motor é uma tarefa muito importante.. Deste fluido depende a correta dissipação do calor do motor, permitindo também protegê-lo contra temperaturas extremas, tanto frias como quentes. A verificação do líquido refrigerante deve ser realizada sempre com o motor frio e o veículo estacionado na posição horizontal. Da mesma forma, devemos garantir que o circuito não tenha pressão para evitar a projeção do líquido para o exterior. Para medir teremos que ir ao barco expansorum acumulador de refrigerante que geralmente possui uma leitura mínima e máxima. Idealmente, o líquido refrigerante deve estar sempre no nível máximo.. Caso não seja o caso, podemos reabastecer, e nossa recomendação é que essa substituição seja feita sempre com líquido refrigerante que atenda às exigências do fabricante. Nunca devemos usar água comum. Também é importante respeitar a cor do líquido refrigerante durante a substituição, pois isso facilitará a detecção de vazamentos para o exterior ou presença de borra interna devido à transferência de óleo.

Outros níveis e elementos a serem revisados
Depois de vermos os 3 níveis mais importantes para verificar um motor, já que estamos com o capô aberto, vale a pena prestar atenção em outros aspectos que não são tão críticos, mas importantes. Repetimos novamente que Nossa prioridade é realizar uma inspeção básica que exija pouco tempo e não exija ferramentas ou conhecimentos mecânicos.. Ele líquido para limpeza de parabrisa É outro elemento de segurança muito importante, portanto, embora seja um sistema mais conhecido pela maioria do público, devemos também estar atentos a ele para que nunca fique vazio. carros com direção hidráulica São cada vez menos, mas ainda são muitos os que circulam nas nossas ruas. Portanto, não faz mal, Se você possui um tanque de fácil acesso pelo compartimento do motor, vamos verificar seu nível e monitorá-lo.procedendo ao seu enchimento ou substituição de acordo com as recomendações do fabricante.

Uma inspeção do filtro de ar também não faz mal se o nosso carro permitir.. Se tivermos a sorte de ter um carro com filtro de cabine acessível, nunca é demais ficar atento ao acúmulo de sujeira e umidade externa, assim o ar da cabine será sempre melhor. O mesmo acontece com o filtro de ar do motor, já que alguns carros permitem abrir com muita facilidade a caixa onde está alojado, podendo verificar o seu estado em pouco tempo e sem ferramentas. Em ambos os tipos de filtros, caso detectemos excesso de sujeira, recomendamos substituí-los, mesmo que não tenha sido cumprido o período de manutenção ou quilometragem estipulada.

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.