Nem tudo é branco, nem tudo é preto. É assim que começarei a discutir este tema tão delicado em que discutiremos se devemos respeitar rigorosamente os intervalos de serviço que o fabricante estipula ou, pelo contrário, podemos fazer como tantos outros e mudar o óleo sempre que nos apetecer. A vida do nosso motor está em jogo e, com isso, também estamos jogando com uma quantia significativa de dinheiro. e com o qual provavelmente será nossa ferramenta de trabalho.
Ao final, devemos levar em consideração o real uso do propelente, pois em alguns casos pode valer a pena avançar na manutenção para prolongar a vida útil do nosso propelente.

Aqui encontrará
Períodos de manutenção e óleo
Os períodos de manutenção tornaram-se aquela tarefa tediosa que sempre tem que ser feita no pior momento. A história repete-se a cada carro que circula na estrada, onde o seu condutor decidiu que se o petróleo conseguiu chegar aos 15.000 quilómetros, porque não vai durar até aos 20.000 quilómetros, argumentando esta decisão com uma suposta poupança de tempo e dinheiro, claro que eu disse… E assim, essa história se repete indefinidamente até que muitos mais casos do que pensamos acabam deixando um mecânico completamente destruído.
[post_relacionado id=”4049″]
A importância do petróleo
A primeira coisa que devemos esquecer são todos aqueles mitos sobre óleos mágicos de um tipo ou de outro, aditivos especiais para isto ou aquilo, soluções impossíveis para reduzir o consumo ou aumentar a potência… O lubrificante propulsor é uma de suas partes mais fundamentais, responsável pelo correto funcionamento da hélice durante todo o seu regime de trabalho, promovendo o menor desgaste e a maior dissipação de calor nos pontos de atrito. Os materiais atuais evoluíram a tal ponto que os lubrificantes utilizados se comportam como um complemento aos tratamentos aplicados ao próprio material, e a partir daqui encontramos lubrificantes cada vez mais complexos que buscam um desempenho muito superior para um uso muito específico.

Escolhendo o óleo certo para o seu motor
Assim como existe um propulsor para cada uso, temos que levar em conta que A manutenção também está sujeita a variações relacionadas à nossa condução, às nossas exigências de tratamento e às condições climáticas que nossos mecânicos enfrentam.. Entre os grandes inimigos dos lubrificantes e filtros estão a umidade e a utilização de combustíveis de baixa qualidade, provocando a geração de resíduos e a perda de propriedades que comprometem a saúde do lubrificante.
O desgaste de um motor que percorre 15 mil km na rodovia é o mesmo de um que percorre 15 mil km na cidade? Obviamente que não, por isso deve-se levar em conta que os intervalos de manutenção estipulam uma margem máxima para substituição de lubrificantes e filtros. Pode-se dizer que antecipar os intervalos de manutenção será sempre um recurso a considerar para prolongar a vida útil do nosso motor, mas obviamente esta política teria um aumento significativo nos custos de manutenção do nosso motor.

Sem falar em quilômetros, os lubrificantes atuais são capazes de suportar dois anos de uso sem perder propriedades. A recomendação genérica é fazer a troca anualmente para preservar ao máximo suas propriedades.
Como cuidar do motor do seu carro
Os fabricantes estabelecem períodos de manutenção com base nos cenários de trabalho mais difíceis, por isso devemos sempre seguir as recomendações do fabricante como prazos máximos. Estender alguns quilômetros não precisa ser um problema, mas certamente não é o mais recomendado.
A decisão final está nas mãos de cada proprietário, pois não há ninguém melhor do que ele para saber o que é melhor para o seu carro.. Os períodos de revisão e manutenção estabelecidos pelo fabricante não são recomendações, mas sim tarefas periódicas para garantir o melhor desempenho. Com estes dados, cada um deverá analisar a sua condução e os cenários de utilização do seu veículo, optando por respeitar os intervalos propostos, ou então estabelecer as suas próprias diretrizes de serviço com base na utilização. Isso sim, nunca altere os intervalos de manutenção para prolongar o uso do lubrificanteporque sem dúvida você estará encurtando a vida útil do seu motor, desperdiçando combustível e poluindo ainda mais.
Mais dicas para cuidar e proteger o motor do seu carro
– Como evitar as 4 avarias mais comuns num diesel
– Evite colocar o motor em risco acelerando o carro quando estiver frio
– Como prolongar a vida útil de um filtro de partículas diesel
– 5 elementos de um diesel moderno que você deve conhecer
– Guia para comprar um diesel usado
– Economizo mais porque é diesel e consome menos: desmontando mitos

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.