A fumaça do escapamento do seu carro pode ser tremendamente reveladora na hora de diagnosticar possíveis avarias e, o que é ainda mais importante, fazer um diagnóstico precoce de futuras avarias antes que seja tarde demais, a solução é complexa e o custo do seu reparo muito alto. Uma das perguntas mais comuns que muitos motoristas fazem é por que seu diesel está emitindo fumaça branca. Mas a pergunta que devemos nos fazer primeiro é Se aquela fumaça branca é um sintoma de um colapsoou pelo contrário, é normal e, no primeiro caso, que falhas nos pode estar a revelar.
Aqui encontrará
É normal que meu diesel emita fumaça branca?
De fato, É normal que um diesel emita fumaça branca quando o motor dá partida, especialmente se a temperatura exterior for muito baixa. Inicialmente não devemos nos preocupar. É normal que ao ligar o motor a saída de escape do nosso diesel emita uma fumaça leve e esbranquiçada. Na maioria dos casos, é geralmente devido ao vapor de água gerado na linha de escape e não deve necessariamente estar associado a uma avaria.
Quando devemos nos preocupar com a fumaça branca de um diesel?
Devemos preocupar-nos se o fumo branco emitido pelo nosso gasóleo for denso e persistente, se tiver um odor característico e se em vez de ter uma cor esbranquiçada e semitransparente ficar ligeiramente azulado. Então no nosso diagnóstico já podemos levar em conta vários aspectos, Devemos nos preocupar com a quantidade, densidade, cor e cheiro da fumaça que nosso diesel emite.
Com base nestes aspectos poderemos diagnosticar a falha, ou quais sistemas não estão funcionando corretamente, para nos apressarmos em encontrar uma solução e evitar avarias mais graves e dispendiosas.
Devemos insistir que o melhor que podemos fazer é cumprir os prazos de manutenção do nosso carro, levá-lo à oficina periódica e com urgência se suspeitarmos que pode haver uma avaria, e até levá-lo à oficina para verificações de rotina com maior frequência. se nosso carro for antigo ou outras falhas ocorreram anteriormente.
Que falhas podemos diagnosticar a partir da fumaça branca do nosso diesel?
Ele fumaça branca densa e persistente Isso geralmente é o mais preocupante e geralmente tem a ver com vazamento de líquido refrigerante na câmara de combustão. Pode ser o prelúdio de uma das avarias mais graves que os motoristas temem: uma junta do cabeçote quebrada. Se diagnosticada a tempo, quando a rachadura é pequena, ela pode ser resolvida, mas se a junta quebrar completamente, os danos que podem ser causados ao motor são catastróficos, podendo exigir uma reconstrução.
Se aquela fumaça branca ficar ligeiramente ou completamente azulada, geralmente é uma indicação de que o motor está queimando óleo. A razão pela qual pode estar queimando óleo pode ser devido, por exemplo, a uma quebra do turbo ou, como no caso anterior, e novamente, a uma rachadura na junta do cabeçote. Em casos extremos, pode até ocorrer um fenômeno perigoso, o da realimentação motora.
Por outro lado, não devemos preocupar-nos apenas com o fumo branco, mas também com o facto de nosso escapamento de diesel emite fumaça pretaque está geralmente associada a uma má combustão, e que pode dever-se a problemas nos injectores, ou nos sistemas antipoluição, sendo esta uma das avarias mais comuns dos motores diesel modernos (mais informações sobre avarias no filtro de partículas e sintomas de avarias no filtro de combustível) .EGR).

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.