6 sintomas que indicam avarias na sua transmissão automática

Las caixas de velocidades automáticas Não são tão omnipresentes no nosso país como noutros países europeus ou nos Estados Unidos, mas durante a última década tornaram-se enormemente populares. Atualmente, muitos carros nem sequer oferecem transmissões manuais tradicionais como opção. Infelizmente, é um elemento mecânico mais complexo, com manutenção específica e a possibilidade de avarias dispendiosas – que em muitos casos requerem a desmontagem ou reconstrução da caixa de velocidades. Estes são os seis sintomas mais comuns de problemas com a sua caixa de velocidades automática.

Existem muitos tipos de transmissões automáticas

Antes de entrar em detalhes, existem muitos tipos de transmissões automáticas. Os mais onipresentes e aos quais este artigo se refere amplamente são os mudanças no conversor de torque. Esse sistema é acionado pela pressão do óleo e é o mais suave, além de ser a transmissão automática “antiquada” – está conosco há mais de meio século. Por outro lado, e com problemas diversos, existem os transmissões automáticas de dupla embreagem, que estão conosco há mais de 15 anos. Por último, existem mudanças manuais robóticasque são, para quase todos os fins, uma transmissão manual sem pedal de embreagem.

O guia está focado nas mudanças automáticas do conversor de torque.

Também não podemos esquecer o mudanças contínuas no variador, muito comum em híbridos, mas também presente em carros convencionais – principalmente nos modelos japoneses. A única característica comum entre todos eles é que são acionados com dois pedais, mas possuem funções intrinsecamente diferentes. Por tanto, Vamos focar este artigo nas alterações do conversor de torque. Em breve dedicaremos mais espaço às avarias em outros tipos de transmissões automáticas.

1) Vibrações ao acelerar ou marcha lenta

Neste caso, as vibrações seriam especialmente perceptíveis ao acelerar com uma carga de aceleração baixa ou média. É aconselhável olhar o contador de voltas e ver se a agulha oscila. Estas “hesitações” também podem ser causadas por elementos do motor, como um EGR sujo ou injetores em mau estado, por isso é importante isolar os sintomas do resto das possíveis avarias. No caso de mudança, isso indicaria uma problema no tambor onde os discos de embreagem estão alojados ou no próprio eixo de entrada da transmissão. Essas vibrações ou solavancos podem estar associadas à dificuldade de mudar de marcha.

Não são boas notícias.

2) Não muda de marcha ou demora muito para fazê-lo

É um dos sintomas mais elusivos de uma falha na caixa de velocidades automática. A falha pode ser causada pela parte eletrônica ou pode ser causa de um fluido ATF degradado, em um nível incorreto, ou que perdeu propriedades por tempo e falta de manutenção. A consequência é uma pressão inadequada no conversor de torque, seja por defeito ou por excesso. A falta ou excesso de pressão hidráulica impedirá que os discos de embreagem façam seu trabalho corretamente e a transmissão terá um comportamento errático.

É fundamental ficar de olho no nível do fluido ATF e trocá-lo quando necessário.

3) Batidas ao mudar de marcha

Esse problema geralmente ocorre quando está quente e também ao passar de D para neutro ou ré. O golpe geralmente é causado por um problema no corpo da válvula da caixa de velocidades automática. A falha dessas válvulas solenóides pode ser refletida em uma luz de advertência de falha se o carro for moderno o suficiente. As válvulas estão integradas na mecatrônica da caixa de câmbio – são controladas eletronicamente, mas são componentes mecânicos – e a solução da falha normalmente exigiria a ajuda de um profissional.

4) Não se move, nem para frente nem para trás

Se o carro não responder aos nossos comandos e for incapaz de se mover em qualquer direção, é mais plausível que tenhamos um falha na bomba de óleo da própria caixa de câmbio. Sem pressão do óleo, o conversor de torque não conseguirá transmitir a potência do motor às embreagens da caixa de câmbio e literalmente não conseguiremos nos mover. Também pode ser causado por um falha catastrófica da caixa de câmbiomas os sintomas anteriores a essa falha teriam sido perceptíveis por milhares de quilômetros – não seria uma falha repentina e repentina.

Outra causa possível pode ser uma falha na articulação da alavanca.

5) A caixa de câmbio “escorrega” ao mudar de marcha

É um dos sintomas mais comuns de avarias numa transmissão automática. Se você notar que há deslizamento excessivo ao mudar de marcha, o problema indica claramente um desgaste nas embreagens da transmissão automática. É uma avaria perigosa – tal como num carro manual – já que podemos ficar sem resposta do carro quando mais precisamos dela. É uma avaria que vai piorar e acabará por tornar praticamente impossível a condução. Em alguns casos pode apresentar um problema derivado de um baixo nível de ATF, mas geralmente será necessário abrir a caixa e trocar suas embreagens.

Uma avaria semelhante é esperada se o carro demorar muito para engatar D ou R.

6) Cheiro de queimado

Houston, temos um problema. Um cheiro de queimado no carro nunca é uma boa notícia. Se o cheiro vier da mudança, provavelmente temos óleo de engrenagem superaquecido. O fluido ATF degrada-se a altas temperaturas e perde propriedades lubrificantes. Você pode imaginar o resultado: desgaste acelerado devido ao excesso de atrito, detritos de metal dentro da caixa de câmbio e todos os problemas que isso acarreta. Corra até a oficina para resolver o problema e dirija o menos possível se detectar o problema.

Uma alta temperatura pode ser um problema com o sistema de refrigeração da transmissão ou um nível insuficiente de ATF.

Qual é a solução para a falha da transmissão automática?

Em alguns casos, uma substituição de fluido de transmissão automática pode resolver o problema, e deve ser a primeira coisa a fazer antes de entrar em águas mais pantanosas. Se o problema persistir, você não terá outra escolha a não ser desmontar a caixa de câmbio do carro e enviá-la a um especialista em caixas de câmbio automáticas. Podemos estar perante um problema de desgaste no pinhão, ou podemos estar a falar de um desgaste generalizado que motiva a necessidade de reconstrução da caixa de velocidades. Uma reconstrução não deverá ser necessária antes de 250.000 km de utilização convencional do carro e, em muitos carros, poderá nunca ser necessária.

A avaria de uma transmissão automática é geralmente cara e geralmente requer um especialista em transmissão.

Porém, é uma operação cara e com uma conta que chegará aos quatro dígitos. Por isso, é muito importante trocar o fluido da transmissão (e seu filtro correspondente) quando o manual do carro assim o especificar – ou adiantar sua manutenção – e seguir as recomendações de uso do fabricante. Também não é uma má ideia tratar o carro com cuidado.: Devemos evitar principalmente uma direção agressiva no frio – algo que, aliás, será bom para o motor – já que a lubrificação dos componentes internos da transmissão não é ideal nesses momentos.

Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

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