Os sistemas antipoluição dos motores diesel modernos são um mal necessário. Uma coisa ruim, porque talvez estejamos acostumados a falar deles porque nos causaram problemas. Necessários, diria mesmo essenciais, porque graças a eles o ar das nossas cidades não está ainda mais poluído do que infelizmente já está. Neste artigo queremos falar com você sobre avarias em automóveis a gasóleo, AdBlue e os problemas que pode causa completando outros artigos em que falamos sobre o custo do AdBlue, ou como recarregar o AdBlue do nosso diesel.
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Avarias em carros diesel e AdBlue
Por sorte, dispositivos do tipo AdBlue não são tão propensos a causar avarias no diesel como outros sistemas antipoluição, que historicamente incomodaram muitos motoristas. Consulte falhas relacionadas ao EGR e falhas do filtro de partículas.
É evidente que os sistemas do tipo AdBlue, como qualquer outro, podem sofrer problemas e avarias; afinal, utilizam um depósito para os sensores de aditivos, de nível, de pressão e de temperatura, e uma bomba e as válvulas correspondentes, que podem falhar ou tornar-se entupido. Em qualquer caso, insistimos, não se trata de um aparelho sujeito a avarias, nem com componentes de reparação dispendiosa.
Os sistemas Diesel AdBlue, como qualquer outro, podem sofrer avarias, mas não são especialmente propensos a elas, e são propensos a gerar mais problemas que têm a ver com o descuido na sua manutenção e no reabastecimento do aditivo.
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Problemas e manutenção do diesel AdBlue
Os problemas mais comuns que o AdBlue pode gerar num gasóleo têm a ver com o seu reabastecimento e manutenção. No nosso guia sobre AdBlue já falamos sobre isso, por isso não nos aprofundaremos neste tema, além de lembrar que o AdBlue é um aditivo responsável pela redução das emissões de NOx na estrutura dos sistemas antipoluição dos motores diesel modernos. Por ser baseado em aditivo, logicamente, requer recarga periódica, controle, e adquirir o aditivo e recarregá-lo tem um custo.
O problema mais comum que podemos encontrar será, portanto, que o aditivo do sistema AdBlue acabou. Os motores diesel modernos que equipam estes sistemas do tipo AdBlue avisam-nos antes que se esgotem e, em alguns casos, os depósitos são concebidos para que o AdBlue dure todo um período de manutenção. Isto nem sempre é verdade, seja porque o depósito de AdBlue é muito pequeno e a sua duração é inferior ao período de manutenção, seja pelo uso que fazemos do nosso automóvel. O consumo de AdBlue também depende da utilização de gasóleo e em determinadas condições pode ser superior.
O que acontece é que um carro diesel equipado com AdBlue, sendo homologado para funcionar com aquele dispositivo, não funcionará se o aditivo acabar. Por construção, insistimos, o carro deverá avisar-nos do nível baixo de AdBlue quando o aditivo estiver a acabar, e até entrar em modo de falha quando o nível estiver extremamente baixo e parar de funcionar, impedindo o arranque do motor, quando este tiver funcionado. fora. Caso contrário estaríamos circulando irregularmente.
Os motores diesel modernos, equipados com AdBlue, param de funcionar e não devem permitir o arranque do motor se o aditivo estiver totalmente esgotado.
O que fazer se o AdBlue acabar?
O que devemos fazer é resolver o problema antes que se agrave, ou seja, reabastecer o depósito de AdBlue quando recebermos os primeiros avisos de que o aditivo está a acabar. A opção mais rápida é provavelmente fazermos nós mesmos, mas também podemos ir à nossa oficina e deixar nas mãos de um profissional. Já publicámos alguns artigos, como este guia sobre o reabastecimento de AdBlue, nos quais lhe dissemos que é um processo relativamente simples.
Essencialmente, devemos localizar o bocal de enchimento do depósito de AdBlue do automóvel e, embora normalmente esteja junto ao bocal de enchimento do depósito de gasóleo, é sempre aconselhável consultar o manual de serviço do nosso automóvel. As estações de serviço dispõem normalmente de dispensador de AdBlue, uma vez que a sua utilização é generalizada em veículos de transporte. E o seu reabastecimento, dependendo da posição do depósito, é tão simples como ligar a mangueira do doseador de AdBlue, ou utilizar uma garrafa portátil.
Já vemos que o AdBlue do gasóleo não é necessariamente uma fonte de avarias frequentes, mas pode causar problemas se não o recarregarmos. Portanto, é importante seguir estas dicas e lembrar que graças a sistemas antipoluição como este, os problemas de poluição gerados pelos motores diesel modernos são menos graves do que se eles dispensassem essas tecnologias há uma ou várias décadas.
Como posso reabastecer o AdBlue no meu carro a diesel? Quanto isso vai me custar?
Nossos guias sobre AdBlue e diesel
* AdBlue: o que todo motorista diesel deve saber
* 7 perguntas e respostas sobre o AdBlue no meu diesel
* Como reabastecer o tanque de AdBlue
* AdBlue e os problemas que pode causar
*Por que comprar ou não um diesel com AdBlue
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Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.