Como evitar quebras em um diesel por obstrução no coletor de admissão

Temos publicado artigos sobre o mecânica de automóveis diesel. Artigos onde ensinamos dicas para que seus filtros de partículas ou EGR não fiquem entupidos, reduzindo o desempenho do carro e aumentando o consumo devido ao temido excesso de carbono. Mas não é o único componente do motor diesel que pode sofrer estes encravamentos, provocados pela condução excessiva a baixas rotações ou pela condução essencialmente urbana. Ele coletor de admissão É mais uma destas vítimas dos sistemas antipoluição de um moderno motor diesel.

Coletor de admissão e EGR de um diesel

O EGR é um sistema “sujo”, apesar evitar que as emissões poluentes do nosso carro a diesel disparem. A válvula EGR recircula parte dos gases de escape para a admissão do automóvel, reduzindo a temperatura de combustão e evitando a geração excessiva de gases poluentes. Como pode ser intuitivamente compreendido, A introdução de gases de escape no coletor de admissão não parece ser a solução ideal., mas a realidade é que os EGR existem em todos os motores diesel modernos e temos de conviver com eles. Sabemos que essas válvulas podem ficar entupidas, mas e o coletor de admissão?

Num diesel moderno, os coletores de admissão possuem borboletas que otimizam a canalização do ar, para uma combustão e desempenho ideais.

Esta peça, que normalmente é feita de metal e fica ancorada no motor do carro, tem como objetivo canalizar o ar para o motor. Num motor diesel de injeção direta, esse ar é introduzido nas câmaras de combustão, onde um jato de diesel é injetado diretamente para produzir a ignição, por pura compressão da mistura de gases – num carro a gasolina o princípio do coletor de admissão é idêntico, ao da gasolina sendo injetado na extremidade do coletor em motores de injeção indireta. Num motor sem EGR, o coletor de admissão não ficaria sujo.

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Carbono no coletor de admissão diesel

Mas num motor diesel com EGR – ou seja, qualquer motor diesel fabricado nos últimos 20 anos – os gases de escape recirculados para a admissão impregnam-no gradualmente com carbono e resíduos. Na condução urbana e em baixas rotações, o EGR geralmente está aberto, reduzindo a poluição do nosso carro, mas manchando o trato respiratório com fuligem. Se abusarmos desta condução, o coletor de admissão ficará entupido, tal como acontece com o EGR. As consequências são perdas de potência, solavancos, motor fumegante… e possivelmente um MOT desfavorável devido a gases.

Com um coletor de admissão muito sujo, o motor pode até ter dificuldade em permanecer ligado devido ao baixo fluxo de ar.

Este mesmo carbono pode obstruir o bom funcionamento das borboletas (ou porcas borboleta, como preferir) de um coletor de admissão variável, produzindo perda de graves e aumento no consumo de combustível. Os sintomas podem ser sutis, mas Um aumento no consumo é geralmente uma indicação comum de ingestão obstruída ou EGR.. Para evitar esta acumulação de fuligem, é aconselhável não abuse de marchas altas ou tráfego urbano, levando a um regime um pouco mais elevado na cidade. A boa notícia é que o coletor de admissão pode ser limpo.

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Em casos de grande acúmulo de fuligem O coletor de admissão pode ser desmontado e limpo por ultrassom ou manualmente., com escovas metálicas e produto de limpeza. Não é uma operação difícil para uma oficina, mas é trabalhosa e cara em termos de mão de obra – em alguns carros é necessária a desmontagem do trilho de injeção ou mesmo da bomba injetora. Em casos extremos, a substituição pode ser necessária.: o seu custo pode variar entre 250 euros para uma peça barata de marca “concorrência”, ou mais de 1.000 euros para colecionadores complexos em serviços oficiais.

Não abuse das marchas altas e da direção urbana, ou o coletor de admissão sofrerá o mesmo destino que o EGR.

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Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

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