E carro que consome óleo Não é um bom sinal de saúde para os nossos mecânicos, desde que falemos de consumo excessivo. Esses tipos de problemas geralmente são o prelúdio para avarias complexas e dispendiosasentão vale a pena conhecer Como monitorar o consumo de óleo lubrificante do nosso carro a diesel para evitar sustos e evitar maiores problemas. Além disso, nunca é demais aplicar truques que ajudem a cuidar da nossa mecânica diesel para prolongar sua vida útil e não causar problemas em nossa conta corrente.

Aqui encontrará
Observe a fumaça saindo do escapamento
A fumaça ejetada pelo escapamento do seu carro é um sistema muito simples para reconhecer possíveis avarias no seu motor diesel., e um deles é o consumo de óleo por vazamento interno ou degradação de algum elemento que permite que o óleo chegue às câmaras de combustão e seja queimado. Não há espaço para dúvidas, Se a fumaça do seu carro a diesel tiver um tom azulado, seu motor está queimando óleo.
As causas mais prováveis desta situação são uma avaria no turboalimentador, nos seus mancais, que permite a passagem do óleo lubrificante para os dutos de admissão. Outra das avarias frequentes que provocam a transferência de óleo para as câmaras de combustão é a quebra de anéis de pistão ou guias de válvula, elementos cuja missão é justamente impedir a passagem de lubrificante para as câmaras, mas que podem quebrar devido a quilômetros, defeitos de fabricação ou uso indevido. É importante monitorizar este tipo de avarias porque a sua tendência é agravar-se rapidamente, o que pode levar a avarias fatais ou situações perigosas como o feedback.

Verifique o nível de óleo do seu motor diesel
Parece óbvio, porém não é uma prática comum entre os motoristas. A monitorização do nível do óleo é, na maioria dos casos, uma tarefa simples que requer apenas alguns minutos. aplicando um processo muito simples se nosso motor instalar uma vareta de óleo. Este processo deve ser realizado sempre com o motor frio e o carro estacionado em superfície plana, sem declive, extraindo a vareta, limpando-a para retirar depósitos, reinserindo-a o máximo possível e extraindo-a para agora realizar uma verificação de nível . A leitura ideal do nível de óleo é que ele esteja na posição máxima sem ultrapassá-la.. Se a leitura for inferior a esta marca máxima não há problema, recomenda-se abastecer com óleo com as mesmas características e pronto, mas se a leitura estiver abaixo da marca inferior temos sim um problema.

Alguns carros modernos instalam sistemas eletrônicos de medição de nível de óleo, sistemas ainda mais simples e limpos. Sabendo medir o nível do óleo lubrificante, é aconselhável verificar o nível do óleo pelo menos uma vez por mêsPorém, se utilizarmos o veículo de forma intensiva e suspeitarmos de um possível consumo elevado, podemos realizar verificações periódicas a cada poucos dias para verificar se o nível cai sem explicação aparente. Todos os fabricantes de motores diesel aconselham um consumo de óleo tolerável nos seus motores.quantidades que variam de um motor para outro, mas como regra geral um consumo de 1 ou 1,5 litros a cada 10 mil quilômetros está dentro da normalidade.

Vazamentos: siga a trilha e você encontrará a falha
Se descobrirmos que o óleo do nosso carro desaparece, outro ponto importante que devemos tentar investigar são os vazamentos.. Saber como detectar a tempo vazamentos típicos de óleo embaixo do carro pode nos salvar de mais de uma dor de cabeça. Vazamentos externos são comuns, principalmente em carros com muita idade e/ou quilometragem onde a estanqueidade não é tão boa quanto no primeiro dia. Retentores, mangas, acoplamentos, vedações, acessórios, etc. Estes são pontos onde podem ocorrer vazamentos, embora isso exija uma inspeção completa da hélice.. Se observarmos áreas externas onde o óleo se acumula estaremos muito próximos do fracasso. Dependendo da zona onde ocorre esta fuga, devemos estar mais ou menos preocupados, mas é sempre aconselhável neutralizar qualquer fuga para o exterior para evitar que se agrave ou afecte outro elemento externo como o motor de arranque, o alternador ou o cintos.
Mas Também pode haver vazamentos internos de óleo lubrificante, ou seja, para outros circuitos como o circuito de refrigeração.. Este tipo de vazamento não apresenta problemas graves, mas complica a função de refrigeração, pois uma parte do óleo passa para o circuito. A quebra ocorre quando os radiadores de óleo resfriados pela mesma “água” do motor se deterioram e permitem que o óleo passe para o circuito de refrigeração. Esta transferência altera as propriedades do líquido refrigerante, causando também a presença de lama em todo o circuito.o que a longo prazo significa grande presença de resíduos, obstáculos na circulação do refrigerante e perda de desempenho em termos de capacidade de dissipação de calor.
Mais guias de manutenção e avarias de diesel
– O que é feedback diesel? Como pará-lo para evitar a autodestruição do motor
– 5 razões pelas quais você mesmo deve trocar o óleo do seu carro
– O motor do seu carro em perigo: por que você não deve arriscar na hora de trocar o óleo
– Desmascarando mitos: óleo lubrificante caro versus óleo barato

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.