O que acontece se o motor do meu carro ficar sem óleo? Como posso evitar isso?

Nossos carros estão se tornando mais avançados e mais inteligentes. Eles usam menos combustível para nos levar de um lugar para outro mais rápido, e fazem isso de forma mais confortável e segura. Contudo, há coisas que não mudam, e há uma realidade que permanece exatamente a mesma de décadas e décadas atrás: Um motor, sem óleo, não pode funcionar. O que acontece com o motor do nosso carro quando fica sem óleo? Vamos quebrar ponto a ponto todo o processodesde por que é necessário que um motor utilize óleo até como evitar possíveis quebras por vazamento de óleo lubrificante.

Por que o motor usa óleo? Qual é a sua função?

Um motor de combustão necessita, em sua forma mais primária, de três fluidos para funcionar.: O primeiro é o combustível, seja diesel, gasolina ou gás. O segundo é o ar, que se mistura na câmara de combustão do motor para provocar a explosão e que, além disso, em alguns motores – hoje fora de uso – serviu também para resfriar o motor. A terceira, que hoje nos preocupa, é a lubrificanteneste caso óleo: É responsável por manter o atrito entre as peças em níveis muito baixos, servindo também como refrigerante e detergente para múltiplos componentes do propelente.

Um motor de combustão necessita utilizar óleo para que todas as peças internas que o compõem tenham, entre si, um coeficiente de atrito muito baixo, garantindo assim que o atrito entre as peças não seja grande o suficiente para gerar problemas de aquecimento, deformação e até fusão.

Audi 100 2.5 Tdi

Sem óleo, muitas das diferentes peças que compõem o motor derreteriam.

Para nos dar uma ideia: quando uma máquina térmica gira a 4.000 rotações por minuto, os pistões viajam várias dezenas de metros por segundo se seu progresso for medido em linha reta. Os pistões não são os únicos componentes do motor que precisam ser lubrificados para que tudo funcione corretamente: das árvores de comando ao virabrequim, centenas de peças requerem um fluxo constante de óleo para que o motor não tenha problemas.

[post_relacionado id=”4032″]

Quais são as consequências se ficarmos sem óleo de motor?

Quando um motor começa a funcionar sem a quantidade necessária de óleo, os problemas não demoram a surgir: muitas peças começarão a sofrer. desgaste típico do atrito entre metais em alta temperatura e velocidade, de forma que o funcionamento do motor será afetado em apenas alguns minutos.

Os primeiros sintomas são evidentes: o som do motor começará a mudar e passará de um zumbido para uma espécie de rosnado reclamante, com ruído metálico crescente (lógico, considerando que há peças metálicas se esfregando e batendo umas nas outras em alta velocidade) e funcionamento mais irregular da hélice devido à rápida deterioração de alguns componentes e o maior atrito que terão que superar.

1700296839 679 O que acontece se o motor do meu carro ficar

Se detectarmos que o motor do nosso carro fica sem óleo em marcha lenta, Ainda poderemos salvar a hélice se desligarmos rapidamente o motor e não ligá-lo novamente, nem mesmo para colocá-lo no guindaste. Se o vazamento de óleo ocorrer durante a condução e não desligarmos o motor, as consequências ocorrerão em questão de segundos se o vazamento for muito grande devido, por exemplo, a uma mangueira quebrada, perfuração do cárter ou bomba de combustível quebrada .lubrificação.

As consequências podem ser catastróficas. levando à “morte” do propelente: Se funcionar por muito tempo sem a devida lubrificação, os danos podem ser tão grandes quanto a fusão de elementos com o bloco do motor, ou seja, apreensão do motor. Se isso acontecer, o propulsor ficará praticamente irrecuperável e será muito mais econômico – economicamente – procurar um motor substituto.

A falta de óleo é uma falha tão crítica que pode destruir o motor em questão de minutos.

Como evitar ficar sem óleo no motor

É possível – e necessário – evitar nos vermos nesta situação. Para isso a palavra chave é manutenção: A manutenção correta do motor do nosso carro é o melhor tratamento para evitar as consequências catastróficas que um grande vazamento de óleo pode nos trazer. Para isso, é necessário verifique periodicamente o nível de óleo do nosso motoralgo que mal ocupará um minuto do nosso tempo e que, nos veículos modernos, é até possível fazer desde a cabine através do computador de bordo.

Nível de óleo BMW

Existem algumas pistas que podem nos ajudar a evitar problemas maiores: verificar frequentemente se o motor não vaza óleo, por exemplo ao deixá-lo estacionado, principalmente se estivermos falando de um carro com alguns anos de atraso. Verifique o nível do óleo conforme lhe dissemos: É normal que o motor consuma um pouco de óleonão deve causar preocupação desde que não seja um consumo excessivo, mas é aconselhável levar em consideração a quantidade de óleo que consome para não ficar sem ele no meio da viagem, o que pode ser fatal se o fizermos. perceba isso tarde demais.

Dar uma olhada nos bastidores também é uma boa ideia, pois Isso nos permitirá detectar rapidamente se existe uma luva ou junta que não está desempenhando sua função corretamente. e está vazando óleo. Se você usa seu carro e assim que o motor esquenta você percebe um certo cheiro de queimado ou até vê alguma fumaça branca saindo do capô ou das cavas das rodas é mais do que possível que algum óleo esteja vazando e entrando em contato com peças quentes (o escapamento, por exemplo), queimando e produzindo aquele cheiro desagradável que vai te alertar.

Nível de óleo do carro

Mais artigos sobre óleo de motor

– 5 dicas da DGT para evitar descuidar do motor por causa do óleo
– Como verificar corretamente o óleo do motor
– Mitos e dúvidas sobre o consumo de óleo em um motor

Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

Deixe um comentário