Embora gostaríamos que eles fossem inquebráveis e eternos, Os motores dos nossos carros são incapazes de resistir às leis da termodinâmica. Embora sejam muito mais resistentes, mais poderosos e eficientes do que antes, ainda não são invencíveis e, com o passar do tempo, Seu desempenho diminui, sua potência diminui e seus componentes se deterioram.. Existem formas de contrariar esta deterioração, ou limitá-la tanto quanto possível – por exemplo, sendo muito meticuloso na sua manutenção. Neste artigo nós dizemos a você Quem são os culpados pela perda de potência do seu motor ao longo do tempo e dos quilômetros?
Aqui encontrará
- 1 Filtros entupidos e esquecidos: ar e combustível
- 2 Sistema de ignição: velas, bobinas e fiação em mau estado
- 3 Catalisadores danificados ou entupidos, EGR, filtros de partículas e sistemas de exaustão
- 4 Injetores, bombas de combustível e turbos desgastados ou quebrados
- 5 Desgaste físico dos componentes internos do motor
Filtros entupidos e esquecidos: ar e combustível

No nosso carro existem vários filtros, vitais para o seu funcionamento. Por exemplo, a cada troca de óleo o filtro de óleo é substituído, o que garante que quaisquer impurezas ou partículas metálicas suspensas no óleo não acabem destruindo seus pistões ou camisas. Se falamos em deterioração de potência e desempenho, um dos grandes culpados é o filtro de ar. Ele filtro de ar Garante que nenhuma pedra, grama ou poeira entre na admissão e, portanto, não vá parar dentro do nosso motor. É um componente vital em qualquer motore é um daqueles grandes esquecidos.
Consulte o manual do seu carro e verifique o intervalo de manutenção desses filtros. Eles são muito baratos e fáceis de trocar até mesmo por você mesmo.
Quando o filtro de ar estiver muito sujo – ou em casos extremos fica entupido – perceberemos um diminuição notável no desempenho do carro, bem como um aumento no seu consumo feito de combustível. O problema é que não temos consciência deste mau desempenho, pois a deterioração é muito gradual, quase imperceptível. Como o ar entra no motor em menor volume e exigimos o mesmo esforço, a central do carro compensa injetando mais combustível – daí o aumento do consumo. Filtros de ar Eles são muito baratos e geralmente são substituídos a cada 30.000 kmdependendo do carro.

EM Quanto a filtro de combustível, atua de forma semelhante ao filtro de ar, evitando que possíveis impurezas do combustível cheguem ao motor. Nos carros a gasolina têm intervalos de manutenção muito generosos, mas nos carros a diesel são fundamentais para o bom funcionamento da mecânica. É aconselhável trocá-los a cada duas mudanças de óleo – mais uma vez, custam menos de 10 euros e são fáceis de substituir. Um filtro de combustível muito entupido age como se fosse um gargalo.causando solavancos ou perdas de potência, principalmente quando demandamos mais potência do motor.
Embora não afetem o funcionamento do motor, não se esqueça da existência de filtros de pólen e filtros de fluido de direção hidráulica
Eles não são os únicos filtros do carro, mas são os que afetam mais diretamente o funcionamento do motor. Não obstante, alguns carros podem ter filtros adicionais – pergunte-me por que estou ciente da existência de um filtro de combustível minúsculo e negligenciado nos reguladores de injeção dos sistemas Bosch CIS-E Jetronic. Também há filtros para o fluido hidráulico da direção hidráulica ou para o sistema de ar condicionado. Mais uma vez, o manual do seu carro ou um bom manual de oficina são seus amigos para manter o seu carro em perfeito estado de funcionamento.
Sistema de ignição: velas, bobinas e fiação em mau estado

Se o seu carro for a diesel, ignore este ponto, pois só se aplica a motores a gasolina. É necessária uma faísca para acender a mistura ar-combustível.. Essa faísca é fornecida pelas velas. Como regra geral, é aconselhável substituir as velas a cada 60.000 km, mas em motores mais antigos com velas de cobre, o intervalo pode ser reduzido pela metade. Com o tempo, a faísca das velas desaparece ou pode até desaparecer. Empurrões, mau desempenho, estalos ou operação irregular do motor pode ser devido a velas de ignição ruins. Felizmente, eles são muito acessíveis.
A higienização do sistema de ignição do seu carro é vital para que ele continue oferecendo o melhor desempenho possível. Boas velas de ignição são fundamentais

A Vela de ignição em mau estado – ou tipo/tamanho errado para o seu carro – criará depósitos de carbono nas câmaras de combustão, criando problemas adicionais a longo prazo. Não arrisque com uma peça tão barata: seu carro vai agradecer. Não devemos esquecer outros componentes importantes do sistema de ignição do carro. Cada vela de ignição está conectada a uma bobina em carros modernos e em carros um pouco mais antigos, para um fio conectado à tampa do distribuidor de energia. O bom das bobinas é que elas funcionam, ou não funcionam: não causam perda gradativa de desempenho nem precisam ser trocadas, desde que funcionem corretamente.
No entanto, os clássicos e os jovens têm intervalos de substituição da fiação da vela de ignição que não devem ser esquecidos. Esses cabos geralmente são muito robustos, mas não são infinitos. Consulte o manual do seu carro para saber o intervalo de manutenção. A própria tampa do distribuidor – construído em materiais como a baquelite, suscetível ao desgaste térmico e físico – também está sujeito ao desgaste progressivo. Uma tampa muito gasta pode impedir que a eletricidade chegue às velas de ignição, causando falhas de ignição, comportamento errático do motor ou até mesmo impedindo a partida do motor.
Se o seu carro for carburado, leve o carburador para ser ajustado por um especialista se começar a apresentar desempenho irregular
Catalisadores danificados ou entupidos, EGR, filtros de partículas e sistemas de exaustão

Francamente, escrevemos rios de tinta virtual nesta seção. Especialmente em carros turbodiesel modernos É muito importante prestar atenção aos seus sistemas antipoluição. Se conduzirmos apenas pela cidade, a baixa velocidade ou muito lentamente, tanto o válvula de recirculação de gases de escape – o famoso e desconhecido EGR – como o filtro de partículas pode ficar entupido. Em ambos os casos, intercalar troços extraurbanos na nossa condução ou conduzir a velocidades mais elevadas evita os temidos obstruções, quase sempre acompanhados de solavancos, perdas de potência e luzes acesas na instrumentação.
Embora a nossa condução seja muito extraurbana – é ideal para motores diesel e aquela que melhor protege o motor – É aconselhável desmontar o EGR e limpá-lo a cada dois ou três anos. conscienciosamente. A entrada também pode ficar suja e entupida pelo mesmo motivo descrito acima. Os carros a gasolina não apresentam esses problemas, mas seus sistemas de escapamento também não são invencíveis. Com o tempo, os catalisadores podem ficar obstruídos ou quebrados.. Como os gases de escape não fluem de forma eficiente e desimpedida, o desempenho do motor é prejudicado. Um silenciador ruim pode causar os mesmos sintomas.
Se você possui um diesel moderno, evite usá-lo apenas em trajetos urbanos, ou seus sistemas antipoluição – e principalmente sua carteira – sofrerão muito.
Injetores, bombas de combustível e turbos desgastados ou quebrados

Seja diesel ou gasolina, seu carro possui pelo menos um injetor por cilindro. Eles são responsáveis pela introdução de combustível no motor, e depois de muitos milhões de ciclos, eles podem falhar. Essa falha também pode ser causada por combustível com impurezas ou misturado com água. O resultado será um mau funcionamento do motor, com uma mistura ar-combustível incorreta. A sintoma As causas comuns de injetores em mau estado são solavancos ao acelerar ou perda geral de potência. Com o tempo e o uso, eles também podem perder a firmeza.e injetar combustível quando paramos de acelerar.
Num carro antigo a gasolina ou diesel, substituí-lo não é caro nem complicado. Se falarmos dos injetores piezoelétricos de um moderno sistema common-rail, a brincadeira pode custar mais de 500 euros por unidade. Geralmente só são substituídos se começarem a causar problemas, embora Em carros mais antigos, a manutenção preventiva é possível – cada injetor de diesel de injeção indireta com bomba rotativa não ultrapassa os 50 euros. Já nas bombas de combustível, o desgaste é causado pelo tempo ou por longos períodos de operação com baixo nível de combustível no tanque.
Se você dirige regularmente com reserva, estará sobrecarregando ainda mais as bombas de combustível.
A bomba de combustível em mau estado Não conseguirá fornecer o fluxo adequado de combustível ao motor ou o fornecerá de forma irregular. Escusado será dizer que os efeitos que isto tem no comportamento e desempenho do carro. Um sintoma de falha geralmente é um queda de desempenho em tempos de alta demanda, como dirigir em alta velocidade com muita carga no acelerador. Em alguns carros, essas bombas ficam localizadas fora do tanque de combustível, mas em outros ficam submersas no combustível – você pode imaginar qual é mais fácil e barata de substituir, certo?
Devemos esclarecer que neste caso estamos falando de bombas de combustível de baixa pressão. Nos carros a diesel, e especialmente nos carros a diesel modernos, existe uma bomba de injeção de alta pressão. Nos carros diesel mais antigos estas bombas rotativas têm pressões de cerca de 200 bar, mas Nos sistemas common-rail de última geração, é possível atingir uma pressão de 2.500 bar no trilho do injetor.. Novamente, eles podem desenvolver problemas de vedação ou desgaste interno, embora isso normalmente só aconteça depois de ultrapassar a barreira dos 250.000 km – e em alguns casos, nem sequer acontece.

Por último, não devemos esquecer nosso amigo turbo. O turbo é um componente chave de qualquer motor moderno. Com boa manutenção e cuidado, ele pode durar a vida útil do carro – isto é, se você leu nosso guia de cuidados com o turboalimentador. Porém, se for submetido a uso frequente e exigente ou acumular muitos quilômetros sob seu cinto, o turbo poderá perder sua estanqueidade, ter sua pressão máxima de sopro limitada ou consumir óleo através de seu carretel. Isso geralmente se traduz em perdas de energia ou operação irregular, felizmente claramente perceptíveis.
Desgaste físico dos componentes internos do motor

Os componentes internos de um motor movem-se a velocidades enormes, lubrificados por uma película muito fina de óleo. Negligenciar o nível de óleo do motor ou prolongar os intervalos de manutenção torna esta lubrificação menos eficiente, encurtando sua vida útil. Com tudo, Mesmo que nosso motor seja mantido escrupulosamente, não podemos escapar das leis da física. Os anéis do pistão ou as camisas dos cilindros se desgastam, assim como as árvores de comando. O consumo de óleo do motor aumenta e a compressão necessária do motor diminui.
Embora caro, reconstruir um motor aumenta muito sua expectativa de vida. É quase como novo o carro.
Nestes casos, a única opção é uma reconstrução do motor. Nessa reconstrução, normalmente são colocados novos anéis nos pistões, as camisas são substituídas e o cabeçote costuma ser retificado, além de retocar o trem de válvulas se necessário. É utilizado para substituir guias e vedações, garantindo que o motor funcione tão bem como quando era novo. O problema é que essas operações exigem a desmontagem de quase todo o motor: são muito trabalhosas e exigem necessariamente um profissional cuidadoso e treinado para garantir um bom resultado.

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.