O sistema Start/Stop é já uma tecnologia comum nos automóveis modernos a diesel e a gasolina, um recurso relativamente simples e prático que permite reduzir consumos e emissões durante a condução urbana. Porém, Desde a sua introdução, Start/Stop sempre foi uma tecnologia controversa.um sistema que ainda não convenceu o público em geral e que também pode apresentar problemas ou avarias que prejudicam o seu carroespecialmente se estivermos falando de um veículo mais antigo.
O Start/Stop é um sistema projetado para suportar milhares de ciclos, porém não é uma tecnologia perfeita ou recomendada para determinadas situações.
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Sistemas antipoluição: inimigos da FAP
A primeira coisa que devemos deixar claro é que existem muitos sistemas Start/Stop no mercado., mais ou menos complexos, com filosofias e componentes diferentes e ainda com mais ou menos possibilidades em termos de velocidades de utilização graças ao surgimento dos motores microhíbridos. Mas em qualquer caso estamos a falar de sistemas concebidos em função do motor em que estão instalados e para suportar milhares de ciclos de paragens e arranques. Mas Não são sistemas perfeitos, especialmente quando o seu funcionamento contradiz determinados processos que os sistemas antipoluição necessitam. como é o caso da regeneração FAP.
Embora a maioria dos sistemas Start/Stop tenham sido projetados para levar em conta quando não deveriam agir, há momentos em que eles não acertam. Um caso comum é o processo de regeneração do filtro antipartículas na condução urbana, processo que se ativa sozinho para incinerar todas as partículas acumuladas no filtro. Se este processo, que requer rotações extras, temperatura constante e um período de trabalho superior a 10-15 minutos, for interrompido pela entrada em cena do Start/Stop, estaremos impedindo a “limpeza” do FAP. A cada parada do motor, o processo será interrompido e mais cedo ou mais tarde ocorrerá a temida quebra do motor devido ao acúmulo de regenerações malsucedidas. Os mais modernos sistemas Start/Stop levam em conta este processo para não interferir na regeneração, mas Se o nosso automóvel nos alerta sobre uma regeneração em curso através de um aviso ou do comportamento característico que o denuncia, o ideal é que desativemos manualmente o sistema Start/Stop para evitar interrupções.
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É melhor não usar o Start/Stop até que o motor esteja quente.
Escusado será dizer que um motor frio é sinónimo de maior desgaste, consumo e emissões. Por isso Recomenda-se que o sistema Start/Stop não funcione até que o líquido refrigerante e o óleo atinjam uma temperatura mínima. Mas voltando ao caso anterior, nem todos os Start/Stop funcionam da mesma forma, encontrando sistemas cujos padrões de funcionamento permitem que após apenas alguns minutos com o motor ligado, este possa ser desligado em qualquer paragem.
Nossa recomendação é que devemos tentar garantir que o Start/Stop só funcione quando o motor estiver na temperatura ideal de trabalho, 90º de refrigeração., oferecendo assim um cenário de menor desgaste e menor consumo. À temperatura de serviço não só protegeremos melhor a mecânica, mas os arranques serão mais fáceis e suaves graças à lubrificação completa das partes móveis, bem como a uma temperatura dos fluidos e materiais que melhora o movimento de todas estas partes.
Após viagens longas, é melhor não desligar o motor
No caso de condução intensa, por exemplo uma longa viagem em rodovia, também é aconselhável deixar de lado o desligamento rápido do motor. Levando em consideração que um motor turbodiesel terá funcionado o turbo alimentador ou turbo alimentadores por um longo período, O desligamento instantâneo geralmente não é recomendado. Os sistemas Start/Stop são programados para desligar o motor em qualquer parada, desde que as diretrizes de temperatura, carga, etc. sejam atendidas.
Por este motivo, quer estejamos dirigindo há 5 minutos ou viajando 3 horas com carga total, o sistema tentará desligar o motor para evitar desperdício de combustível com o carro parado. Portanto, nosso conselho é que após viagens longas, principalmente se estamos falando de muitos quilômetros e/ou com carga pesada, devemos tentar desativar o sistema Start/Stop e deixar o motor em marcha lenta por alguns minutos. para promover a lubrificação e o resfriamento do propulsor e, assim, evitar quebras no turbo alimentador. Este conselho é especialmente recomendado para automóveis a diesel de uma certa idade, pois nos mais modernos encontramos não só sistemas de refrigeração inteligentes capazes de adaptar o seu funcionamento, mas também bombas eléctricas de água e óleo que funcionam independentemente do motor principal para continuarem a funcionar mesmo com o motor desligado.

Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.