Por que você deve desativar ou não o Start/Stop do seu carro a diesel

O sistema Start/Stop tornou-se uma tecnologia comum em qualquer carro moderno, seja a gasolina ou diesel. Desde o momento da sua introdução, esta ferramenta de redução de consumos e emissões evoluiu e melhorou, no entanto O Start/Stop continua a ser uma tecnologia muito questionada devido à sua relação com avarias mecânicas.. Por isso, e para evitar futuras complicações e gastos financeiros, hoje vamos responder a duas questões muito específicas: Vale a pena desligar o Start/Stop? Que danos o Start/Stop pode causar no nosso carro?

Para que serve o Start/Stop e como funciona?

Todo carro moderno instala Start/Stop, porém suas possibilidades variam de um modelo para outro, sendo nos microhíbridos onde oferece mais vantagens.

Parada de partida do motor 0921 003

Start/Stop é uma tecnologia desenhada para eliminar todos aqueles momentos em que o motor térmico permanece ligado sem que o veículo esteja em movimento: semáforos, engarrafamentos, paragens, etc. Estas situações costumam representar em média 30% dos deslocamentos habituais na cidade, e é por isso que equipar um sistema Start/Stop pode atingir reduções de consumo de até 15%. A teoria sempre defende o desligamento do motor, pois a otimização da partida da mecânica moderna torna mais eficiente desligar e religar o motor do que mantê-lo ligado. Isso sim, Esta eficiência aparece desde que essas paradas entre 10 e 20 segundosagregando vantagens no impacto ambiental e acústico.

O Arquitetura típica do sistema Start/Stop é composto por um motor de partida “reforçado”a bateria de maior capacidade e um motor de combustão interna otimizado para não ser penalizado na lubrificação e refrigeração devido às paradas e partidas contínuas. A evolução desta tecnologia permitiu-nos alcançar sistemas muito avançados, podendo eliminar o motor de arranque para utilizar alternador reversível, arquitecturas eléctricas paralelas (48 volts), utilização de supercapacitores ou baterias mais capazes (AGM, Li-Ion ou Li -Pol). .

Para que o Start/Stop funcione automaticamente, a ECU do motor coleta informações de diversos parâmetros do veículo, determinando quando pode atuar e quando não pode. Regra geral, o motor pára sempre que paramos o veículo ou desaceleramos para velocidades inferiores a 5 km/h, embora os sistemas mais modernos cheguem aos 20 km/h e até Eles são capazes de desligar o motor em alta velocidade para navegar à vela.. A partida do motor térmico ocorre quando soltamos o pedal do freio em carros automáticos ou acionamos a embreagem em carros com câmbio manual ou, nos sistemas mais modernos, aceleramos. Se os primeiros carros com Start/Stop tornavam o processo de parada e partida perceptível e até desconfortável, Hoje seu funcionamento foi polido o suficiente para funcionar instantaneamente e com cada vez menos vibrações..

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Falhas que você pode evitar desligando o Start/Stop

Parada de partida do motor Hyundai I30 0921 001

Desgaste superior no motor de partida, alternador e bateria: O design dos sistemas Start/Stop foi concebido para suportar numerosos ciclos de paragem e arranque, muito mais do que qualquer motor equivalente que não tenha sido concebido para instalar esta tecnologia. Porém, é verdade que este trabalho continuado pode provocar desgaste prematuro do motor de arranque, alternador e bateria, três elementos que também apresentam um custo de reparação ou substituição superior devido às suas características especiais. Portanto, embora signifique aumentar o consumo de combustível e aumentar o nosso impacto ambiental, a verdade é que desactivar o Start/Stop prolonga consideravelmente a vida útil de todos estes componentes.

Excesso de temperatura: Embora o Start/Stop tenha as suas leis de funcionamento para não desligar o motor térmico, a verdade é que há situações que não são tidas em conta. Por exemplo, utilização intensiva do motor durante longos períodos de tempo ou condução intensiva. Após um esforço significativo dos nossos mecânicos, é importante garantirmos um tempo de descanso onde o líquido refrigerante e o lubrificante reduzam o estresse gerado e evitem fontes de calor. Isto é especialmente importante em motores turboalimentados. É justo ressaltar que nos motores mais modernos são instaladas bombas elétricas para lubrificação e refrigeração, evitando assim que o fluxo de ambos os elementos seja interrompido mesmo com a hélice parada.

Mais vibrações, mais avarias: Ligar e desligar um motor inúmeras vezes significa submeter a mecânica a vibrações contínuas, o que afeta especialmente os coxins do motor. O único objetivo destes blocos silenciosos é absorver estas vibrações para melhorar o conforto, mas também para evitar problemas mecânicos. É comum que carros que circulam na cidade e possuem Start/Stop acabem sofrendo esse tipo de pane, principalmente quanto mais o próprio motor vibra: motores diesel, 2 ou 3 cilindros, etc.

Como você desativa Iniciar/Parar?

Parada de partida do motor Hyundai I30 0921 002

Para desativar a função Start/Stop do nosso carro, basta olhar para o painel ou console central do nosso veículo. Na grande maioria dos carros existe um botão dedicado para desativar manualmente o Start/Stopmas nos obrigará a repetir a manobra toda vez que desligarmos completamente o veículo.

Em alguns veículos é possível desativar o Start/Stop acessando a ECU do veículoporém esta solução já requer a manipulação da ECU e substituiria completamente o sistema, o que pode afetar o funcionamento dos sistemas antipoluição e prejudicar-nos na fiscalização do ITV. Lembremos que o teste OBD visa detectar este tipo de manipulação.

Embora a desativação seja compreensível para evitar possíveis avarias, Não podemos esquecer que um motor em constante funcionamento consome e polui maisportanto nossa recomendação é desativar o Start/Stop apenas nas situações em que as paradas e partidas são muito constantes ou o motor necessita de um período de descanso em marcha lenta.

Emissões de radar Madrid 03

Chegam multas por não desligar o motor

Além disso, devemos ter em conta que no futuro A intenção é perseguir e multar carros que em determinadas áreas e circunstâncias fiquem parados com o motor ligado.. Com a implementação de zonas de baixas emissões e a chegada de radares de ruído e emissões, as autoridades poderão saber se cumprimos as restrições à utilização do motor térmico e se o nosso motor está a funcionar numa situação em que é proibido.

Diogo Pereira
Diogo Pereira

Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.

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