Quase todos os carros atualmente à venda estão equipados motores turbo, seja diesel ou gasolina. Todos os motores diesel usam turbos há anos. Provavelmente seu carro tem um turboalimentador. Neste artigo nós dizemos a você como detectar que o turbo está prestes a falhar ou já está falhando. Além disso, ensinaremos como evitar falhas no turbo. Esperançosamente, o revés económico não será tão grande ou você será capaz de evitar um grande colapso.
Uma falha no turbo resulta em contas de quatro dígitos e, em alguns casos, na falha completa do motor.
Os turbocompressores Eles podem girar a 200.000 rpm, e em carros de alto desempenho, sua temperatura pode chegar a 1.000 graus Celsius. O correto desempenho e eficiência do seu carro depende do seu bom funcionamento. Os turbos e suas partes móveis são fortes, mas Nenhuma turbina resiste a abusos contínuos durante anos sem consequências. Se você não tratar bem, ele quebrará. Assim de simples. E se quebrar, a conta não será pequena. Na verdade, um mau funcionamento do turbo pode acabar com a vida útil do seu motor.
O bom é que antes de quebrar, o turbo mostra sintomas claros. É como uma doença grave: detectá-la a tempo pode salvar a vida do carro. Como posso saber se o turbo está falhando ou prestes a falhar? Fique conosco.
Aqui encontrará
1) Fumaça branca/azul e alto consumo de óleo
Se o seu carro anunciar a eleição de um novo Papa, fique preocupado. O turbo está colocando óleo na admissão.
Todos os motores consomem óleo, mesmo que seja quase imperceptível. Mas Se o consumo de óleo do seu carro disparar, sérios problemas estão por vir.. A saúde do turboalimentador está intimamente ligada ao óleo do carro. Para que a turbina do turboalimentador possa girar a 200.000 rpm, seu eixo gira banhado em óleo. Este eixo – também chamado de carretel turbo – é cercado por buchas especiais., girando por dentro banhado em óleo. Essas buchas podem desenvolver folgas.
Essas folgas fazem com que o eixo perca a estanqueidade, fazendo com que o óleo que o lubrifica entre na admissão e queime no interior do motor. Seu carro não elegeu um novo Papa, está queimando óleo. O óleo queimado se manifesta na forma de um fumaça branca com tons azulados e um cheiro característico, emanando do tubo de escape.
O que devo fazer?
Pare imediatamente, se possível, e chame um guincho. Substituir as buchas ou o eixo do turbo é melhor e mais acessível do que esperar pela falha total do sistema. Verifique se o motor ainda tem um nível aceitável de óleo se você demorou a notar a “fumaça branca”. Se as buchas falharem dramaticamente, o feedback assustador. O motor começará a consumir seu próprio óleo como combustível, cada vez mais rápido. O motor atingirá sua velocidade máxima e permanecerá nela até que a última gota de óleo seja consumida, autodestruindo-se por travamento mecânico. É um caso extremo, mas acontece.
2) Desempenho abaixo da média ou idiotas
A maioria dos turbodiesel modernos usa turbocompressores de geometria variável.
Se o seu carro tiver um turbo de geometria variável – Quase não existe turbo gasolina com geometria variável, praticamente todos são diesel – o mecanismo que varia sua geometria pode quebrar. A geometria variável busca maior desempenho do carro em todas as velocidades, modificando o ângulo das pás da turbina. Este ângulo é modificado na maioria dos veículos por meio de um eletromecanismo. Devido às altas temperaturas geradas, o eletromecanismo pode ser danificado.
O acúmulo de fuligem – subproduto da combustão – também pode aproveitá-lo. Esta fuligem – especialmente em automóveis a diesel – pode ser causada pelo uso intensivo na cidade ou pela condução regular em velocidades muito baixas. Isso também não é bom para os sistemas antipoluição do seu carro. Você notará que o carro perdeu dezenas de cavalos, que seu desempenho está muito abaixo do normal. Muitos carros entram no modo à prova de falhase alertam sobre “falha de motor” em sua instrumentação.
Se o seu carro parece naturalmente aspirado, há um problema sério com o turboalimentador.
Se você notar que o carro sacode intermitentemente, o válvula de descarga turbo – alimentado por um pulmão pneumático – pode ser danificado. O carro pode entrar no modo à prova de falhas. Novamente, não é uma falha particularmente problemática.
O que devo fazer?
Dirija-se à sua oficina, se o carro permitir. Na dúvida, mande rebocá-lo e evite maiores problemas. Na oficina irão descarbonizar o mecanismo ou substituí-lo. Por sorte, Não é uma avaria cara e o turbo voltará a funcionar corretamente após o reparo. A integridade física do motor não seria comprometida. Preventivamente, um descarbonização turbo – e o EGR, especialmente em carros a diesel – é conveniente, especialmente se o seu carro estiver envelhecendo e você perceber um certo declínio gradual no seu desempenho.
Substituir peças da Wastegate também não é caro.
3) Assobio no compartimento do motor
Mangueiras e braçadeiras são peças baratas e fáceis de substituir. É o suposto “menos ruim”.
Ouça seu carro. Quase todas as falhas mecânicas podem ser detectadas prestando atenção ao motor e ao seu som. Se você ouvir o barulho do motor ou se o som ficar “mais forte” do que o normal ao acelerar, pode haver perda de pressão no sistema. Muito provavelmente, uma das mangueiras do turboalimentador – ou uma braçadeira – quebrou. afrouxou ou desenvolveu uma rachadura. Estas fissuras só podem aparecer com carga elevada e pode ser invisível a olho nudaí a importância da audição.
Alguns carros entram no modo de segurança quando há perda de pressão no sistema de reforço. Você poderá notar uma diminuição no desempenho do carro, sem ser excessiva.
O que devo fazer?
A magnitude do dano é pequena, mas deve ser corrigida. Felizmente, uma nova braçadeira de metal ou uma nova bucha não acarreta grandes custos financeiros. São peças baratas e fáceis de substituir. Verifique regularmente o bom estado das mangueiras do carro e certifique-se de que não apresentam cortes ou dobras. Se o seu carro está envelhecendo, considere a substituição preventiva de algumas algemas. Eles não são caros e você evitará dores de cabeça.
4) Ruídos estranhos, uivos mecânicos e “aspiradores” sob o capô
A probabilidade de danos mecânicos à hélice é alta se as pás da turbina quebrarem.
Negócio ruim, negócio muito ruim. Se o seu motor começa a soar como um aspirador de pó ou faz ruídos estranhos sob aceleração, e ambos os sintomas forem acompanhados por uma clara perda de benefícios, temos más notícias para você. O eixo do turbo desenvolveu folgas e as pás da turbina entraram em contato direto com sua carcaça…a dezenas de milhares de rpm. Tendo em conta o seu regime de rotação, a sua desintegração é garantida. Esses pedaços de metal vão parar nos cilindros do motorcausando a destruição da mecânica.
Só de pensar em pedaços de metal dentro do motor – sujeitos a pressões enormes – você já deve sentir arrepios. Se você tiver sorte – você desliga o motor imediatamente quando percebe a velocidade que se aproxima – a quebra do turbo não afetará o resto do motor, mas a probabilidade de danos mecânicos a outros componentes do motor é alta nesse caso. Alguns turbos podem avisar sobre falhas iminentes, mas há quebras que ocorrem sem aviso prévio, mesmo ao dirigir suavemente na rodovia.
O que devo fazer?
Pare imediatamente e desligue o motor. Felizmente, isso apenas quebrou o turbo e não afetou outros componentes do motor. Na pior das hipóteses, os componentes vitais do motor, ou mesmo o motor inteiro, terão de ser substituídos. Um turbo custa cerca de 1.000 euros, mas é a mão-de-obra que aumenta muito o custo da avaria. Substituí-lo não é tão rápido quanto trocar o óleo, longe disso. É por isso que é aconselhável periodicamente verifique na oficina se o turbo não tem folgas de nenhum tipo.
Algumas dicas para prolongar a vida útil do seu turbo
- Aguarde alguns minutos ao iniciar e quando chegar ao seu destino, fique inativo. Isso normalizará a temperatura do turbo e impedirá que o óleo do eixo carbonize, criando lama e partículas abrasivas que danificarão a bobina e causarão vazamentos de óleo. As paradas após dirigir em rodovia são especialmente delicadas.
- Use óleo da mais alta qualidade. Parece óbvio, mas a verdade é que a poupança em óleos baratos – com propriedades lubrificantes inferiores e rápida deterioração – é completamente anulada por uma falha prematura do turbo.
- Não pise no carro até que o óleo esteja na temperatura ideal. Caindo fora da caixa, você quer ter certeza de que o propriedades de lubrificação do óleo estão perfeitos e com a viscosidade correta. Isso também beneficia o restante dos componentes de fricção do motor.
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Diogo Pereira
Olá, sou o Diogo Pereira, e tenho mais de 10 anos de experiência como inspetor automóvel. Durante toda a minha jornada profissional, dediquei-me a assegurar que os veículos em circulação estejam em conformidade com os mais rigorosos padrões de segurança e regulamentações ambientais. Ao longo do tempo, desenvolvi um profundo conhecimento do setor automóvel e das melhores práticas de inspeção.
A informação foi extraordinária. Muito útil.
Tenho uma carrinha BT50 a disel. Tem apenas 55mil milímetros, apresenta fumaça branca persistente, inicialmente era apenas ao ligar o carro e também um ruído quando acelero o carro. Consome muito óleo.